Arquivo

“Fiel amigo” serve-se em Almeida

Festas do Bacalhau decorrem até domingo com o objectivo de atrair visitantes espanhóis

Almeida é o palco, entre amanhã e domingo, das Festas do Bacalhau. Do vasto conjunto de actividades programadas, destaque para uma mostra gastronómica com diversas tasquinhas, na Praça da República, onde será montada uma tenda com capacidade para 300 lugares sentados. O visitante espanhol é o principal alvo desta actividade organizada pela Agência para a Promoção de Almeida, com o apoio da autarquia local, da Associação Comercial da Guarda (ACG) e da Confraria do Bacalhau.

Tudo porque um estudo de mercado realizado em Salamanca, no ano passado, pelo Observatório do Comércio e Turismo da ACG, em colaboração com a Escola Superior de Educação da Guarda (ESEG), revela que a gastronomia é para os espanhóis o principal motivo para visitar o distrito. De acordo com as principais conclusões desta pesquisa – cujos resultados foram divulgados na última terça-feira –, mais de 60 por cento dos inquiridos invocou o interesse cultural (monumentos e eventos), com destaque para a gastronomia e, sobretudo, para os pratos de bacalhau. Por outro lado, cerca de 30 por cento dos entrevistados já visitaram o distrito da Guarda e metade desses esteve em Almeida. A estes dados haverá que juntar outros, segundo os quais, aos fins-de-semana, cerca de 80 por cento dos clientes dos restaurantes daquele município raiano vêm do outro lado da fronteira. Desses, a grande maioria escolhe pratos de bacalhau.

Foram estes indicadores que inspiraram um evento que vai prolongar-se com um roteiro gastronómico do “fiel amigo” que envolve 13 restaurantes (Vilar Formoso e Almeida) durante os próximos quatro fins-de-semana. Mas, por estes dias, os visitantes têm à sua espera uma mostra de produtos regionais (Terreiro Velho) e demonstrações de confecção de receitas com bacalhau (Praça José Casimiro Matias), algumas das quais estarão disponíveis numa brochura, editada em português e castelhano, que será oferecida ao público. Os visitantes também poderão apreciar uma exposição alusiva à história da pesca do bacalhau (sala das Portas de Santo António), ouvir fados, passear pela Aldeia Histórica de “charrette” ou em visitas guiadas e praticar jogos tradicionais.

Sobre o autor

Leave a Reply