Arquivo

Festival Internacional de Guitarra da Guarda arranca hoje

Agostino Valente, Eduardo Martin e Óscar Herrero são os guitarristas desta quarta edição

O italiano Agostino Valente abre esta noite a quarta edição do Festival Internacional de Guitarra da Guarda, a decorrer até sábado no pequeno auditório do TMG. O evento volta este ano a contar com a direcção artística do suíço Dominique Phillot, que também dirige artisticamente o Festival Internacional de Guitarra de Fribourg (Suíça), há vários anos.

Agostino Valente apresenta-se neste festival com um programa de música clássica, a partir das 21h30. Com três discos editados, o músico tem uma grande actividade de concertos em Itália e, desde 1979, também por toda a Europa, África, Américas, Austrália e Médio Oriente. Agostino Valente iniciou os seus estudos musicais sob a direcção de Pasqualino Garzia no Conservatório de “A Casela”, em Itália, tendo depois aperfeiçoado a guitarra com Oscar Ghiglia, na Accademia Chigiana de Siene, e com José Luis Rodrigo e José Tomas, em Espanha. Amanhã é a vez do programa latino-americano do guitarrista cubano Eduardo Martin. Nascido em Havana em 1956, Eduardo Martin estudou guitarra com os mestres Isaac Nicola, Jesús Ortega, Alfredo Dieznieto e Ángel Vázquez Millares. Actualmente, e em paralelo à sua carreira de compositor e intérprete que o leva a viajar por todo o mundo, é também professor no Instituto Superior de Arte de Cuba.

Neste concerto, o guitarrista apresenta um programa integralmente da sua autoria onde reinventa as sonoridades da guitarra latino-americana. A quarta edição deste festival termina com Óscar Herrero, senhor de uma carreira assinalável no mundo da guitarra flamenca e não só como compositor e intérprete, mas também como professor. O guitarrista espanhol foi pioneiro a leccionar cursos de flamenco em países como a Rússia (Conservatório Tchaikovsky de Moscovo), Polónia (Academia Chopin em Varsóvia) ou ainda no Panamá (Universidade). Como intérprete foi também o primeiro guitarrista flamenco a actuar na Islândia. Óscar Herrero tem quatro discos editados. Ao TMG traz um programa de guitarra flamenca composto por temas da sua autoria. Os três concertos estão agendados para as 21h30 e têm uma duração aproximada de uma hora. Os bilhetes custam 5 euros.

O cubano Eduardo Martin actua amanhã à noite

Festival Internacional de Guitarra da Guarda
        arranca hoje

Sobre o autor

Leave a Reply