Cerca de 80 produtores de vinho participam na sétima edição do Festival do Vinho do Douro Superior, que começou esta sexta-feira em Vila Nova de Foz Côa.
O certame volta a aliar os brancos, tintos e generosos desta sub-região do Douro, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos do mundo, aos sabores regionais e à música, num “casamento” que tem por palco o pavilhão da Expocôa até domingo. O festival tem entrada livre.
Estão presentes as melhores referências vínicas do Douro Superior e os seus enólogos e produtores também estarão disponíveis nos seus stands para falar sobre a sua arte aos visitantes, sejam eles cidadãos comuns ou comercializadores.
Durante o festival realiza-se também o Concurso de Vinhos do Douro Superior, um desafio de provas cegas aberto a todos os vinhos produzidos nesta sub-região que estão presentes na feira, nas categorias Douro (branco e tinto) e vinho do Porto.
A avaliação é feita por um painel de jurados constituído por jornalistas, sommeliers e compradores e os resultados serão conhecidos no domingo (17h30). Este ano destaque também para a presença de um convidado especial, o reputado “Master of Wine” Dirceu Vianna Júnior, o único de língua portuguesa com esse estatuto.