Arquivo

Festival de guitarra arranca hoje no TMG

Pedro Rodrigues, Jorge Cardoso e Rafael Andujar actuam na segunda edição do evento

Durante três dias, as guitarras voltam a ouvir-se no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG). No seguimento da primeira edição, o II Festival Internacional de Guitarra da Guarda tem direcção artística de Dominique Phillot, que convidou Pedro Rodrigues, Jorge Cardoso e Rafael Andujar. Por esta ordem, os espectáculos estão marcados para as noites de hoje, amanhã e sábado, sempre pelas 21h30.

Pedro Rodrigues abre a segunda edição do Festival Internacional de Guitarra do TMG. O músico de Coimbra começou a sua formação em Leiria. Seguiu depois caminho para França, onde conquistou a classificação máxima no Diplome Supérieur de Concertiste de Guitare na École Normale de Musique de Paris. Neste momento, encontra-se a realizar o doutoramento em Música na Universidade de Aveiro, orientado por Paulo Vaz de Carvalho. Hoje à noite poderão ser escutados, pelas suas mãos, temas de Scott Vollschlenger, Jorge Peixinho, Giovanni Girolamo Kapsperger, Francisco Guerau e Carlos Seixas, entre outros.

Amanhã é a vez de se ouvirem as cordas da guitarra de Jorge Cardoso. Médico, investigador, músico, já compôs mais de 350 obras, e dirige festivais da especialidade em França, Marrocos e no seu país natal, a Argentina. Para além dos temas originais, vai apresentar um repertório latino, onde se destaca o nome de Astor Piazzola. A fechar o II Festival Internacional de Guitarra da Guarda estará o espanhol Rafael Andujar. Natural de Toledo, foi aprendiz de Rafael Nogales, que o encaminhou para o estudo da guitarra flamenca. Depois de ter acompanhado grandes nomes da música castelhana, é agora professor honorífico da Universidade de Rio Cuarto, na Argentina, e efectivo no Real Conservatório de Danza de Madrid, representando Espanha em festivais de guitarra por todo o mundo.

Dominique Phillot, director artístico do Festival Internacional de Guitarra de Fribourg, na Suíça, coordenou o Festival da Guarda no ano passado e repete a tarefa em 2008. Os concertos duram uma hora e são abertos ao público a partir dos quatro anos. Os bilhetes individuais custam cinco euros, mas a assinatura do festival, com acesso aos três espectáculos, tem o preço de sete euros e meio.

Sobre o autor

Leave a Reply