Arquivo

Festivais de cultura popular, feiras e festas animam verão na Guarda

Autarquia volta a apostar na dinamização de freguesias rurais e bairros da cidade e vai estrear programa de animação urbana

Os festivais de cultura popular nalgumas freguesias, as festas dos “Santos do Bairro” e as feiras de antiguidades e colecionismo estão de regresso à Guarda nos próximos meses. O programa foi divulgado na segunda-feira pela autarquia e arranca já este fim-de-semana nos Meios, onde acontece o festival “Da Transumância ao Cobertor de Papa”, que vai aliar a gastronomia às artes da pastorícia.

As várias atividades são organizadas pelo município em parceria com associações locais e Juntas de Freguesia. Segundo o presidente da Câmara, Álvaro Amaro, este cartaz assenta na «necessidade de projetar e valorizar a cidade e os nossos recursos tradicionais numa lógica territorial». Por sua vez, o vereador Victor Amaral sublinhou que os eventos agendados querem tirar partido de valores como «a tradição, cultura e hospitalidade» e que culminarão, no outono, com a Feira Farta, um mega evento a realizar na Guarda e onde o mundo rural vai estar em destaque. Até lá, há festivais de cultura popular no Jarmelo a 7 de junho, por ocasião da Feira Concurso da raça jarmelista, na Arrifana a 4 e 5 de julho (“Viagens às Raízes”), em Fernão Joanes a 17 e 18 de julho (Festa da Transumância), em Videmonte e nos Trinta no final de julho e início de agosto subordinado ao pão. O último festival de cultura popular acontece em Maçaínhas a 12 e 13 de setembro e é dedicado ao cobertor de papa.

Depois do sucesso do ano passado, a Câmara retoma as festas dos “Santos do Bairro”, no âmbito dos Santos Populares, que vão decorrer de 19 a 28 de junho. Além dos tradicionais bailaricos, cada um dos seis bairros participantes vai concorrer ao concurso da “Boneca de Cristal”. A edição deste ano culminará com uma feira de artesanato e gastronomia na Praça do Município, enquanto a secular feira anual de São João vai decorrer nas imediações do mercado municipal e ruas mais próximas. «É uma opção que dará outra vida ao centro urbanos e valorizar esta feira e os feirantes que continuam a vir à Guarda nesta ocasião», afirmou Victor Amaral. Finalmente, a Feira de Antiguidades e Colecionismo, anteriormente realizada pela extinta Agência para a Promoção da Guarda (APGUR), será retomada na Praça Velha e envolvente nos primeiros domingos de junho (dia 7), julho (dia 5), agosto (dia 2) e setembro (dia 6). De acordo com o vereador da Cultura, este programa implica um investimento global da ordem dos 25 mil euros.

Animação da cidade em vez de festas

Na segunda-feira, Victor Amaral anunciou que ainda não é desta que haverá Festas da Cidade, mas, em contrapartida, a autarquia vai apresentar no dia 25 o programa de animação urbana. «Não seguirá o modelo das festas, mas será uma programação multidisciplinar, eclética e contemporânea», adiantou o eleito, acrescentando que «as dinâmicas culturais vão ser colocadas ao serviço do património» da Guarda de 15 de julho a 15 de setembro. Recorde-se que neste período o TMG estará fechado para férias.

Luis Martins Uma das novidades deste ano é a feira de artesanato e gastronomia na Praça do Município

Sobre o autor

Leave a Reply