Arquivo

Festa da Amendoeira em flor em Figueira

Quatro fins-de-semana de cultura, desporto, gastronomia, animação musical e as já tradicionais feiras de artesanato e produtos regionais

O espectáculo natural da amendoeira em flor repete-se todos os anos com um novo e belo colorido, com especial realce para as encostas do Douro e as arribas do Águeda. Um momento comemorado com pompa e circunstância a partir de sábado, com as actividades festivas no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que se prolongam até 12 de Março.

Quatro fins-de-semana cheios de cultura, desporto, gastronomia, animação musical e as já tradicionais feiras de artesanato e produtos regionais. O acontecimento atrai anualmente milhares de pessoas vindas de todo o país e da vizinha Espanha, contudo, a Câmara «está empenhada em promover um turismo continuado, que perdure todo o ano, elegendo pontos altos nos diferentes meses, e fazendo com que a cadência seja constante e incentive o desenvolvimento local», refere em comunicado. Para além das amendoeiras em flor, «são muitos os pontos de interesse e as motivações que alimentam os fluxos de turistas ao nosso concelho», continua. E exemplifica com a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, o turismo rural, as viagens de barco no Douro, durante os meses de Maio a Setembro, a visita ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar e às Arribas do Águeda, bem como a gastronomia, a caça e a pesca. A festa começa no sábado de manhã com a “Rota da Amendoeira em Flor” em cicloturismo. No domingo, a música dá colorido ao Largo Serpa Pinto, com a actuação do grupo “Super Flash”.

Ainda no mês de Fevereiro será inaugurada uma exposição de artesanato na casa da Cultura (25) e à noite realiza-se o Baile de Carnaval no salão dos Bombeiros Voluntários, organizado pelos finalistas da secundária local. A tarde seguinte será dedicada ao folclore, com a actuação de diversos grupos e ranchos folclóricos no largo principal da vila. A 4 de Março realiza-se a XIV Grande Prémio de Atletismo das Amendoeiras em Flor e à noite actua o grupo de música tradicional “Trovas da Beira”, no auditório da Casa da Cultura. Um dia depois, o Largo Serpa Pinto será animado pelo organista “Beto”, enquanto que para 11 de Março está agendada a inauguração da iluminação cénica da ponte Sarmento Rodrigues, em Barca d’Alva, no âmbito do centenário do nascimento de Agostinho da Silva. O evento culmina com fogo aquático. Os festejos da amendoeira em flor terminam com chave-de-ouro a 12 de Março, com a festa do Almendro naquela localidade ribeirinha.

Sobre o autor

Leave a Reply