Arquivo

Ferreira de Castro recordado na BMEL

Literatura

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, dedica o mês de junho a Ferreira de Castro, a propósito dos cem anos de vida literária do autor de “A Selva”, um dos romances mais lidos em todo mundo.

A obra de José Maria Ferreira de Castro (1898-1974) vai ser recordada com uma exposição bibliográfica, a exibição do documentário “Escritores a Norte – Vidas com obra em Casas d’Escritas: Ferreira de Castro” (dia 9) e a conferência de António Santos Pereira sobre o tema “Dos Emigrantes, através d’ “A Selva”, até “A Lã e a Neve” de Ferreira de Castro” (dia 15). Ferreira de Castro publicou o seu primeiro romance “Criminoso por Ambição” (1916) em fascículos, em Belém do Pará (Brasil). Já em Portugal tornou-se um dos autores mais lidos no país e no estrangeiro, com obras como “A Lã e a Neve”, sobre a vivência dos portugueses que habitam na Serra da Estrela em plena IIª Guerra Mundial, ou “Emigrantes”, estando traduzido em mais de dez línguas. Este mês a BMEL recebe Sérgio Godinho (dia 28) a pretexto do seu último livro “Vidadupla”, que marca a estreia do músico na ficção para adultos.

Ontem foi apresentado o audiolivro baseado na obra “Estranhões & Bizarrocos”, de José Eduardo Agualusa com ilustrações de Henrique Cayatte. Um conjunto de investigadores do IPG juntou-se a um grupo de alunos e criou a versão áudio da referida obra, dando assim voz ao imaginário do autor. A partir de sábado estará patente a exposição “O experimental no poético: fundo de poesia experimental da Diputacíon de Badajoz”. Já no âmbito do Simpósio de Arte Contemporânea será apresentado o livro “Apenas sin palavras,” de Antonio Gómez, também no dia 4.

Sobre o autor

Leave a Reply