Arquivo

Fernão Joanes celebra transumância

Caminhada a partir da Guarda e acampamento nas Eiras são novidade na edição deste ano da Festa da Transumância, na aldeia do concelho da Guarda

Um dos mais antigos festivais de cultura popular do concelho da Guarda regressa este fim-de-semana. Trata-se da Festa da Transumância, em Fernão Joanes, que celebre o património pastoril e as suas tradições, mas também o pedestrianismo e a natureza.

Um dos destaques desta edição vai para a caminhada da Canada da Montanheira, um percurso de 15 quilómetros com partida da Guarda (Praça Velha), pelas 8 de sábado, e passagem por Maçainhas de Baixo, Corujeira, Trinta, Meios e Fernão Joanes. Nestas localidades está prevista a visita a espaços de interesse, caso da Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, da queijaria tradicional da Quinta da Folha, as cortes Lucas e o Museu das Corujas, na Corujeira, as ruinas das antigas fábricas têxteis dos Trinta, o Museu dos Meios e as cortes pastoris de Fernão Joanes. O almoço será nas margens do Mondego, junto às antigas fábricas de têxteis do vale. As inscrições custam 5 euros e podem ser feitas através do email turismo@mun-guarda.pt. A organização propõe ainda o “Acampamento das Txoças”, nas Eiras, para proporcionar aos visitantes uma experiência pastoril, pernoitando em choças de pastores. A iniciativa é limitada a 30 pessoas e sujeita a inscrição prévia através do email anterior. O custo é de 10 euros e inclui pernoita, jantar, pequeno-almoço e almoço.

No sábado à noite (22 horas) será apresentado o espetáculo teatral “O Romance da Transumância”, de Joaquim Almeida Santos a partir de memórias de alguns pastores de Fernão Joanes, refere o texto de apresentação. A autarquia disponibiliza transporte gratuito para assistir a esta representação a partir da Praça Velha, bastando marcar lugar no Welcome Center. À meia-noite atuam os Anafaia, grupo de música popular. No domingo, os festejos são mais comedidos com uma missa de homenagem aos pastores e um almoço convívio. A Festa da Transumância é uma organização da Junta de Freguesia de Fernão Joanes, da União de Freguesias de Trinta e Corujeira e da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes. Este ano, o evento está associado ao ciclo de Festivais de Cultura Popular que o município promove até setembro.

Um acampamento nas Eiras (na foto) em choças de pastores é uma das novidades desta edição

Sobre o autor

Leave a Reply