Desde terça-feira que o Feira Nova está a levar a cabo uma nova iniciativa de solidariedade nacional. Por cada cabaz “Conta Mais” vendido, um euro irá reverter a favor de uma associação. Na Guarda, o montante angariado naquele hipermercado será entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanenses.
A campanha vai decorrer durante os meses de Julho e Agosto. Para contribuir, basta comprar um cabaz de produtos “Conta Mais”, disponível nas lojas da cadeia por cinco euros. Por cada aquisição, o Feira Nova doará um euro à corporação. O cabaz “Conta Mais” é constituído por um pacote de leite meio gordo, uma água nascente, um sumo 100 por cento laranja, uma embalagem de barras de cereais e embalagens de cereais, tostas e bolachas. Desta forma, o grupo pretende ajudar 26 instituições de bombeiros voluntários do país – o equivalente a mais de 3.000 bombeiros – através de iniciativas locais. A acção adquire uma dimensão nacional, mas permite, simultaneamente, proporcionar melhores condições aos bombeiros de uma corporação específica cujo trabalho é reconhecido no seio da comunidade em que está inserida. Também o grupo Os Mosqueteiros, em parceria com a Liga de Bombeiros Portugueses, lançou uma campanha de sensibilização, intitulada “Dê um pouco de si a quem dá a vida por nós”.
Durante cerca de três meses, com o objectivo de mobilizar a população para esta causa e contribuir para que os profissionais honrem o lema de “Salvar Vidas”, os estabelecimentos do grupo irão proceder à recolha de fundos para a angariação de 18 Jipes de Comando e Intervenção Rápida destinados a uma corporação de bombeiros em cada distrito. Para ajudar basta fazer compras nas lojas Intermarché e Ecomarché, sendo que cada passagem pela caixa registadora corresponde a 0,02 euros para os voluntários. O levantamento das necessidades ao nível dos veículos foi da responsabilidade da própria Liga e de estudos anteriormente efectuados. A entrega dos veículos será efectuada tendo por base o conhecimento das necessidades de cada corporação, através de critérios acordados entre os promotores.