Arquivo

Feira do Fumeiro regressa este fim-de-semana a Trancoso

Uma centena de expositores mostram os seus produtos tradicionais no Pavilhão Multiusos

Arrancou em Trancoso, no passado fim-de-semana, a IX edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira. O certame foi inaugurado na sexta-feira pelo presidente da AENEBEIRA, António Oliveira, e pelo autarca local, Júlio Sarmento, que acreditam no sucesso da iniciativa.

Júlio Sarmento referiu que o objetivo da feira é «a promoção do tecido endógeno, designadamente na área da gastronomia», considerando que «Trancoso já tem uma grande tradição na transformação de produtos agrícolas». O edil adiantou ainda que a feira «já granjeou nome, institucionalizou-se e tem vindo a cumprir os objetivos para que foi criada», pelo que «o desafio da Câmara e da Associação Empresarial é procurar outras feiras, noutros momentos do ano, que possam também vir a beneficiar do entusiasmo e do número de visitantes que esta já tem». Nesse sentido, mostrou-se «convencido do sucesso desta edição pelos créditos do passado e por já ter entrado no gosto das pessoas», apesar de ainda «estar por verificar como reagirão os visitantes numa altura de recessão económica».

Por sua vez, António Oliveira salientou «a qualidade dos produtos expostos, que não se encontra facilmente lá fora». «Conseguimos ter aqui uma grande mostra daquilo que são os nossos produtos endógenos, principalmente na área agro-alimentar, mas também algum artesanato de qualidade», disse. O presidente da AENEBEIRA sublinha que a feira distingue-se por «se centrar em áreas que têm a ver com o saber fazer tradicional, com os nossos costumes, e o nosso interesse e empenho passa precisamente por promover e colocar no mercado essas atividades». Na sua opinião, a edição deste ano também terá êxito, pois «a feira tem vindo em crescendo desde a primeira edição e acredito que pode continuar nesse ritmo».

O certame, que volta a abrir portas este fim-de-semana, é organizado pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira e pela Câmara de Trancoso, contando com cerca de uma centena de produtores de fumeiro, queijos, vinhos, azeite, pão, doces e artesanato regional entre a Serra da Estrela e o Douro. O evento integra ainda atividades de animação, música e folclore, decorrendo paralelamente o V Festival Gastronómico em oito restaurantes da cidade, onde é possível provar receitas baseadas em produtos regionais, como os enchidos, o cabrito ou o borrego, aliados à melhor doçaria típica.

Fábio Gomes António Oliveira e Júlio Sarmento estão otimistas com sucesso do certame

Feira do Fumeiro regressa este fim-de-semana
        a Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply