Arquivo

Feira de Venda e Troca de brinquedos em Seia

Museu do Brinquedo acolhe vários coleccionadores durante o fim-de-semana

Construir, trocar, comprar ou ver, simplesmente, brinquedos são algumas das possibilidades da 3ª edição da Feira de Venda e Troca de Brinquedos. O certame está a decorrer até domingo no Museu do Brinquedo de Seia e promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

Paralelamente, durante a iniciativa, estão previstas várias actividades de animação destinadas aos visitantes. Regressar à infância e recordar brinquedos que fizeram sonhar as gerações dos nossos avós, ou adquirir material didáctico para as festas das crianças são outras das possibilidades. Durante quatro dias os pequenos e grandes visitantes poderão encontrar todo o tipo de brinquedos, «desde carros antigos, a jogos e material didáctico, bonecas, adereços e utensílios em miniatura, até material para festas de crianças», adianta Madalena Cunhal, directora do Museu do Brinquedo, sublinhando que esta é «mais uma forma de valorizar a actividade lúdica e o direito de brincar, tal como divulgar os jogos tradicionais». A troca de brinquedos, que decorre no sábado e domingo, contará com a presença de vários coleccionadores vindos de todo o país. Nesse sentido, haverá uma permuta ou troca directa de brinquedos, para quem tiver colecções incompletas ou modelos repetidos. Mas há mais. Por outro lado, estão previstos “workshops” diários de construção de brinquedos, com três formadores que vão ensinar a construir pequenos brinquedos.

Hoje, o destaque vai para as peças “O Barbeiro Diabólico” e “A Tourada”, pelo Teatro Popular de Robertos do Porto e, amanhã à tarde, para a apresentação do teatro “Nascimento da Primavera”, pelo Clube de Teatro EB 2, 3 Dr. Abranches Ferrão, seguindo-se, pelas 21h30, um Encontro de Tunas, com a participação da EB 2, 3 Dr Guilherme Correia de Carvalho, Escola Secundária e Solar do Minho. No sábado de manhã, para além da troca de brinquedos, realiza-se uma animação musical intitulada “Orquestra de Metais”, pelos alunos do Conservatório de Música de Seia. À noite sobe ao palco o espectáculo de dança “Dançar a Brincar”, pelo Colégio de Línguas de Seia. No último dia será a vez das “Leituras Dramatizadas”, pelas 16 horas, na Ludoteca Municipal de Seia, culminado, a feira, com uma passagem de modelos.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply