As atividades económicas, o artesanato, a gastronomia e o lazer têm lugar reservado em Trancoso, de 15 a 25 de agosto, onde a centenária Feira de São Bartolomeu reúne novamente expositores de maquinaria agrícola e industrial e de automóveis, entre outras atrações. A feira vai ocupar cerca de 32 mil metros quadrados no campo da Feira e no Pavilhão Multiusos. O certame é organizado pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira e Câmara de Trancoso.
O cartaz de espetáculos conta com DJ’s Antena 3 (dia 15), Ana Malhoa (dia 16), João Pedro Pais (dia 17), Nortada (dia 18), Stereo Attic e A Caixa (dia 19), Hi-fi (dia 20), Quim Barreiros (dia 21), Flor de Lis e Leandro (dia 22), Lucky Duckies (dia 23), encontro de concertinas e The Gift (dia 24) e o Festival de Folclore (dia 25). Quatro dias, a anunciar, terão entrada livre. O evento acolherá cerca de 200 expositores de variados setores de atividade, a maioria do distrito da Guarda, aos quais se juntam as tasquinhas, os restaurantes e as diversões.
A novidade deste ano é a organização de um local de degustação e venda de produtos de quatro setores tradicionais: charcutaria e enchidos, queijo, doçaria e compotas, e vinhos. «É um espaço que não havia nos anos anteriores, e que tem como objetivo promover os produtos endógenos da região, principalmente os alimentares», adianta Rogério Tenreiro. O secretário-geral da AENEBEIRA afirma que «as expetativas, tendo em conta o cartaz, são idênticas aos anos anteriores, apesar da crise». A Feira de São Bartolomeu foi instituída por Carta Régia de D. Afonso III em 8 de agosto de 1273 e é uma das mais antigas do país.