Arquivo

Falta vontade e recursos para comprar a TAP

Quem o diz é o presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo. Tony Tyler defende a concentração de companhias aéreas na Europa.

Para Tony Tyler, as privatizações que contribuam para a consolidação do sector da aviação, são positivas. «Era bom para a indústria ver mais concentração na Europa», afirma o presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Mas considerando o leque de interessados mais «naturais» a ficar com a TAP, como os grupos europeus IAG (que resulta British Airways com a Iberia), Lufthansa ou Air France / KLM, «não há muitos que tenham tanto a vontade, bem como os recursos para comprar» a transportadora aérea portuguesa.

Em entrevista a um grupo de jornalistas portugueses, em Genebra, no Global Media Day 2013 da IATA, Tony Tyler sublinhou ainda que «para um investidor financeiro considerar a TAP interessante, a empresa tem de ser lucrativa». Logo, o interesse deve vir de quem possa gerar e aproveitar as sinergias com a TAP, como um parceiro estratégico, ou seja, outras companhias aéreas.

Até lá, enquanto a companhia não é privatizada, a gestão do dia a dia é mais difícil. «Quando se diz que uma companhia está à venda passa a ser muito difícil para a administração perceber qual é o caminho ou a direção a seguir».

Aumentos no aeroporto de Lisboa

Questionado com os aumentos das taxas no aeroporto da Portela, Tony Tyler não poupa nas críticas: «O aeroporto de Lisboa é o exemplo de uma privatização que está a beneficiar um operador, em detrimento das companhias aéreas». Para o presidente da IATA, os aeroportos devem respeitar os processos de consulta, gerir os seus custos e «não obterem grandes receitas à custa dos clientes».

Conforme noticiou o Expresso no sábado, a ANA já aumentou as taxas aeroportuárias no aeroporto de Lisboa em 9 por cento este ano, tendo agora avançado com um novo processo de consulta para fazer novos aumentos em abril do próximo ano, na ordem dos 3 por cento a 4 por cento. Ao todo, no espaço de 12 meses, as taxas na Portela terão aumentado entre 12 por cento a 13 por cento.

Sobre o autor

Leave a Reply