A organização do Cine’Eco, que decorre na segunda quinzena de Outubro em Seia, promove dia 2 desse mês um “workshop” de documentário. A sessão decorre na Casa Municipal da Cultura senense sob orientação de Manuela Penafria, doutorada em Ciências da Comunicação/especialidade Cinema, pela Universidade da Beira Interior, coeditora da revista DOC On-line (www.doc.ubi.pt) e autora de livros sobre esta área.
Entretanto, já foram divulgadas as actividades paralelas do único Festival de Cinema de Ambiente realizado em Portugal, numa organização da autarquia local. O primeiro dia (16 de Outubro) começa com uma conferência no auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) sobre “Biodiversidade como factor de desenvolvimento”, em que é esperada a presença da ministra do Ambiente. À noite, a sessão inaugural da 16ª edição do Cine’Eco fica marcada por um concerto do Bernardo Sassetti Trio na Casa da Cultura. Durante a mostra estão ainda patentes várias exposições, iniciativas como “O Cine’Eco vai à Escola” – que consiste na exibição de filmes do festival em várias escolas do concelho – e “A Escola vai ao Cine’Eco”, que é o inverso, ou seja, as escolas de Seia e municípios limítrofes participam nas sessões do Cine’Eco.
Pelo meio, Nicolau Breyner actua na Casa da Cultura a 20 de Outubro com o espectáculo que assinala os seus 50 anos de carreira. Nessa tarde, o auditório acolhe os “Encontro(s) Cine’Eco”, que junta realizadores, programadores, júri, jornalistas e público e que incluirá uma prova de vinhos. No último dia do festival (23 de Outubro) realiza-se um “workshop” dinamizado pela Comissão Nacional da UNESCO para os profissionais da comunicação social sobre “Informação em Contexto”. No final desta acção será apresentada a Agenda XXI Local – Seia. À noite tem lugar a sessão de encerramento do Cine’Eco, que, além da entrega de prémios, inclui um concerto do projecto Couple Cofee & Band.