Arquivo

Exposição Urbana de Fotografia anima centro histórico da Guarda

De 2 de Julho a 2 de Agosto

A Agência para a Promoção da Guarda e a Agência da Guarda da Fundação INATEL vão inaugurar no dia 2 de Julho pelas 18 h 30 a Exposição relativa ao Concurso de Fotografia António Correia subordinada ao tema “A pedra na Beira”. A inauguração terá lugar pelas 18 h 30 na Praça Luís de Camões na Guarda e inclui também a entrega dos Prémios aos primeiros classificados.

A Exposição, que estará espalhada por 60 montras comerciais da cidade da Guarda, apresenta aproximadamente uma quinta parte das fotografias submetidas a concurso no final de 2008 e subordinadas ao tema “A Pedra na Beira”. Estarão expostas 60 fotografias, representando 42 concorrentes. Os quatro premiados deste Concurso foram José Esteves Barreto, de Gouveia (1.º), António Costa Pinto, de Condeixa-a-Nova (2.º), Jorge Humberto Solano, da Guarda (3.º) e João Azevo, de Lisboa (4.º), tendo ainda merecido menção honrosa César Prata, José António Pereira e João Pedro Ferreira. O júri do Concurso foi constituído por António Saraiva, director da Agência para a Promoção da Guarda, Arménio Bernardo, fotógrafo e Daniel Palos, fotógrafo.

O Concurso, cuja edição 2009 será lançada no próximo Outono, pretende levar os fotógrafos amadores a experimentar a fotografia artística, descobrindo a realidade do distrito a partir de um tema aglutinador, que foi neste ano a pedra na natureza e nas construções. Por outro lado, na génese deste concurso está ainda o objectivo de levar as associações a utilizar a fotografia como instrumento de dinamização associativa.

Nas três primeiras edições, o Concurso tinha já convidado os participantes a mostrar a realidade do distrito da Guarda através dos temas “Varandas” (2005), “Caminhos”, (2006) e “Centros Urbanos do distrito da Guarda” (2007). O nome actual do Concurso surgiu na 3.ª edição para homenagear o grande fotógrafo da Guarda António Correia, que em meados do século XX fotografou a Guarda e lhe imprimiu uma marca indelével. Através da parceria criada entre a Fundação INATEL e a Agência para a Promoção da Guarda a partir de 2007, procurou-se um maior impacto da iniciativa e um envolvimento com a zona do centro histórico da cidade da Guarda.

Os folhetos com o roteiro da Exposição podem ser levantados no Posto de Turismo da Guarda, na Agência da Fundação INATEL ou na Agência para a Promoção da Guarda. A Exposição estará nas montras até ao dia 2 de Agosto.

Sobre o autor

Leave a Reply