Arquivo

Ex-alunos da UBI lançam copos ecológicos

Projeto Bio Poli quer “combater” poluição verificada nos festivais de verão

«Um copo descartável demora um segundo a produzir, dez minutos a utilizar e 400 anos a degradar-se num aterro». Esta preocupação de Ana Malta, de 26 anos, e Hugo Moreira, de 27, licenciados em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior, foi o ponto de partida para um projeto ecológico, a “Bio Poli”, que quer dar uma nova cor aos festivais de verão.

«A ideia surgiu durante um festival de verão», recorda a dupla, acrescentando que «após o último concerto ficámos chocados com os milhares de copos descartáveis no chão». Seguiu-se a pesquisa e uma conclusão: «Os copos reutilizáveis são a solução para este problema, evitando a poluição ambiental e visual do evento», indicam os jovens, que residem na Covilhã. A “start-up” Bio Poli está a ser desenvolvida no cowork “A Praça”, no Living Lab Cova da Beira, no Fundão, enquadrada no programa de financiamento “Passaporte para o Empreendedorismo” do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação). O objetivo de Ana Malta, natural de Setúbal, e de Hugo Moreira, da Covilhã, é «contribuir para um futuro melhor, promovendo através dos produtos da Bio Poli conceitos como a sustentabilidade ecológica, matérias-primas renováveis, reciclagem, reutilização e biodegradabilidade».

E o primeiro produto a colocar no mercado é um sistema de copos reutilizáveis de plástico de origem vegetal para eventos nacionais e internacionais, biodegradável em cerca de 180 dias: «Já tivemos oportunidade de contactar algumas produtoras de eventos e o feedback tem sido positivo», garantem os ex-alunos da UBI. Porém, a curto-médio prazo, há que «finalizar plano de negócios e encontrar financiamento de modo a iniciar a produção industrial do nosso sistema de copos», ressalvam. A Bio Poli já está integrada na rede I-Start, uma associação sem fins lucrativos, de olhos postos na possibilidade de recorrer à Federação Nacional de Associações de Business Angels.

No futuro, os produtos da Bio Poli querem chegar a «eventos, festivais de verão, nacionais e internacionais, jardins zoológicos ou exposições», adiantam Ana Malta e Hugo Moreira. Os copos da Bio Poli são personalizáveis e foram «desenhados para serem fáceis de transportar, o que leva os participantes a não deitarem os copos para o chão e a mantê-los ao longo do evento», consideram. De seguida poderão apostar em sacos descartáveis de supermercado, garrafas de água, escovas de dentes, esponjas de lavar a loiça e cotonetes, entre outros. «Vamos ter estes e outros produtos como desafio para a Bio Poli», anunciam os promotores.

Ana Malta e Hugo Moreira são as “caras” da Bio Poli

Sobre o autor

Leave a Reply