Com o começo do Euro 2004 “aí à porta”, a generalidade dos hotéis da região registou apenas um ligeiro aumento na sua taxa de ocupação, mas «nada de muito significativo». Entre o “plano de promoção” promovido pela autarquia da Guarda, alguns restaurantes da cidade prometem muita animação durante a competição que traz a Portugal alguns dos melhores futebolistas do mundo, de forma a captarem o interesse de um maior número de clientes.
A nível da hotelaria, os muitos adeptos de toda a Europa que vão a chegar durante os próximos dias, parecem ter escolhido outras paragens, mais próximas das cidades onde os jogos vão ter lugar. Na Guarda, o Hotel Lusitânia Parque registou um «ligeiro acréscimo» na sua ocupação, mas «nada de muito significativo», apenas alguns espanhóis e um casal holandês, adianta uma fonte da estrutura. Por sua vez, o Hotel Lusitano, em Vilar Formoso, tem «poucas reservas, mais de espanhóis» e também algumas de ingleses, mas «nada de extraordinário», informou um funcionário da unidade hoteleira. Já em Celorico da Beira, o Hotel Miraserra chegou a ter programadas reservas de 12 grupos de franceses e seis de alemães, mas vai apenas receber «meia-dúzia de checos», porque os outros «não conseguiram bilhete», conta o director António José Baptista, criticando que tivessem sido «atribuídos poucos ingressos para o estrangeiro». Desta forma, o Euro «pouco ou nada traz de benéfico para nós», uma vez que o Hotel está «a menos de 30 por cento» de ocupação, diz. Excepções parecem ser o Hotel Camelo, em Seia, e o Hotel de Turismo da Guarda que está com «boa ocupação, acima da média até ao final do mês», adianta Manuela Almeida, directora da unidade hoteleira. Entre os adeptos que fizeram atempadamente a sua reserva, encontram-se «muitos espanhóis, alguns franceses e de outras nacionalidades», enquanto que nos últimos dias têm «aparecido algumas reservas», revela. Quanto ao Hotel Camelo vai ficar com 40 dos 80 quartos ocupados durante cinco noites, por adeptos oriundos da República Checa. Ainda assim, o gerente Jorge Camelo critica os preços altamente inflacionados que alguns hotéis estão a praticar durante este período: «Nós mantivemos o preço da época baixa, enquanto que outros aumentaram quase o dobro, o que pode ter os seus custos no futuro», alerta.
Ecrã gigante no Municipal da Guarda
Entretanto, vários restaurantes da Guarda oferecem programas de animação aos seus clientes durante os jogos do Euro 2004, com alguns a optarem por ecrãs gigantes. Ainda na Guarda, a autarquia vai instalar um ecrã gigante no Estádio Municipal, que em conjunto com outras actividades de diversão, pretendem possibilitar ao público a possibilidade de poder “experimentar”uma emoção semelhante àquela que teriam, caso estivessem mesmo a assistir a um desafio ao vivo. Recorde-se que a autarquia lançou o “Plano de promoção para o Euro 2004” da cidade mais alta, que visa «aguçar o apetite para as pessoas permanecerem na Guarda», sublinhou na altura da apresentação, Álvaro Guerreiro, presidente da edilidade em exercício. Este plano de promoção pretende «captar o interesse dos visitantes» que utilizem a fronteira de Vilar Formoso, «despertar o interesse pelas potencialidades turísticas do concelho» e «criar a necessidade de permanência», sublinhou. A cidade vai apresentar uma nova decoração com a utilização de bandeiras, “mupis” e “outdoors” alusivos ao evento.
Também no distrito de Castelo Branco vão ser promovidas diversas actividades por altura do Euro 2004. Desta forma, numa organização da Naturtejo, empresa de turismo E.I.M, a cidade albicastrense, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão vão aproveitar para aliar as suas feiras e festas ao grande evento que constitui o Euro. De 10 a 12 de Junho, primeiro dia da competição, vão ter lugar um festival internacional de música e outro de pirotecnia, assim como a transmissão directa dos primeiros jogos do grupo da selecção nacional, com o Portugal-Grécia e o Espanha-Rússia, no Estádio Municipal de Castelo Branco.
Ricardo Cordeiro