Arquivo

EURAXESS on tour passa em Portugal de 19 e 30 de outubro

O EURAXESS on tour arrancou ontem em Bruxelas e vai visitar 29 cidades em 22 países – incluindo sete cidades em Portugal entre 19 e 30 de outubro: Vila Real, Porto, Coimbra, Covilhã, Évora, Lisboa e Faro.

A caravana vai levar toda a informação e serviços de apoio de que investigadores europeus e não europeus necessitam para seguir uma carreira de investigação internacional — na Europa e no mundo. Estudantes e investigadores podem encontrar ferramentas e serviços para um empurrão extra nas suas carreiras. Por exemplo, poderão ter apoio para melhorar e divulgar o CV, participar em sessões interativas com especialistas e receber informações sobre fundos, oportunidades e mobilidade. Toda a informação pode ser encontrada em www.facebook.com/EURAXESS.OnTour

A Comissão Europeia acaba também de lançar a iniciativa “Science4refugees” («Ciência para Refugiados») dirigida a cientistas e investigadores requerentes de asilo e refugiados. Esta medida permitirá facilitar o contacto entre estas pessoas com formação científica e instituições que voluntariamente se declaram como “organizações que acolhem refugiados”. “Science4refugees” está acessível a refugiados e a instituições através do portal EURAXESS — Researchers in Motion em www.EURAXESS.org. Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, afirmou: «O lançamento da iniciativa “Science4refugees” é um exemplo muito estimulante de como a comunidade científica da Europa pode estar verdadeiramente aberta ao mundo. É, igualmente, um exemplo do modo como a Comissão Europeia pode levar a cabo ações concretas para atenuar a atual crise».

O comissário sublinha que «ao facilitar o contacto entre refugiados e requerentes de asilo com formação científica e instituições científicas europeias, a UE beneficiará de uma enorme diversidade de novos conhecimentos úteis para a nossa investigação, ciência e inovação. Ao mesmo tempo, estamos a tomar medidas práticas no sentido de dar oportunidades interessantes a uma comunidade de grande talento mas grandemente desfavorecida. Este é apenas um exemplo da forma como podemos demonstrar verdadeira solidariedade para com os refugiados e requerentes de asilo na União Europeia».

Sobre o autor

Leave a Reply