Arquivo

Estudo de impacto ambiental de Girabolhos em consulta pública

Empresa responsável pela execução do aproveitamento hidroeléctrico da barragem promove hoje à noite sessão de esclarecimento

A empresa Endesa, responsável pela execução do aproveitamento hidroeléctrico da Barragem de Girabolhos promove hoje, pelas 21 horas, uma sessão de esclarecimento na Casa Municipal da Cultura de Seia. Informações sobre a infra-estrutura, nomeadamente o estudo de impacto ambiental, vão estar em cima da mesa.

Com o objectivo de envolver a população naquele que será o maior investimento alguma vez realizado em Seia, com custos na ordem dos 357 milhões de euros, a sessão passará pela apresentação do projecto da Barragem de Girabolhos e eventual resposta a questões. Em período de Consulta Pública, até 11 de Maio, o estudo de impacto ambiental do projecto de aproveitamento hidroeléctrico de Girabolhos encontra-se disponível para consulta na Câmara Municipal de Seia, processo que integra o procedimento de avaliação de impacte ambiental, em decurso no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território. Neste âmbito, todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito deverão ser dirigidas ao Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, dentro do período estipulado para o efeito.

Associada à construção da barragem, cuja conclusão foi apontada para o segundo semestre de 2015, a empresa construtora prevê a criação de cinco mil postos de trabalho. A barragem vai abranger vários concelhos, situando-se na sua maioria no concelho de Seia. O projecto prevê uma área de intervenção nas freguesias de Girabolhos e Paranhos da Beira (concelho de Seia), Vila Nova de Tázem, Cativelos, Arcozelo, Ribamondego e Vila Franca da Serra (concelho de Gouveia), Fornos de Algodres, Cunha Baixa, Santiago de Cassurães, Póvoa de Cervães e Abrunhosa-a-Velha (concelho de Mangualde), e Senhorim (concelho de Nelas).

Sobre o autor

Leave a Reply