Arquivo

Estudantes anteciparam Ano Novo na Guarda

IPG organizou passagem de ano académica pelo segundo ano consecutivo na Praça Velha e anuncia carnaval de verão para 2014

Centenas de estudantes da Guarda tiveram uma entrada antecipada em 2014 graças à passagem de ano Académica, organizada pelo Instituto Politécnico local. O frio não foi um problema para quem esteve na Praça Velha na última quinta-feira.

Pela segunda vez consecutiva, o evento, que se inspira numa tradição da academia de Salamanca, aproveitou a chegada das férias de Natal da comunidade estudantil para simular um “Réveillon” antes do tempo. E muitos aproveitaram a festa. «Uma passagem de ano é brutal, duas, imagine», confessava Mónica, estudante do IPG, para quem nesta edição houve «muito mais gente e está a ser melhor» que no ano passado. Rodeada de amigos bem animados, a estudante do IPG levou a coisa a sério e assegurou a O INTERIOR que no dia seguinte seria 1 de janeiro de 2014, mas «académico». Também a Rita, natural da Guarda mas a estudar fora da cidade, entrou na onda: «Falta só passar nos exames», disse, queixando-se do frio. «Já faz parte da Guarda mas custa sempre. Apesar disso, esta festa é uma ótima ideia, é única em Portugal e deve continuar e ser melhorada todos os anos», afirmou a estudante.

A animação começou ao final da tarde com uma arruada de tunas e alguns restaurantes voltaram a disponibilizar ementas a preceito. À noite, a banda Hi Fi subiu ao palco e a entrada no Ano Novo “académico” teve direito a contagem decrescente e a fogo de artíficio.« É fantástico entrar em 2014 antes dos outros, só mesmo na Guarda é que conseguimos fazer isso», destacou Orlando, estudante de Farmácia no IPG, cujo grupo de amigos desejou para o ano novo «saúde, muitas felicidades e que a crise passe». Por sua vez, Luís Fernandes, de Contabilidade, considerou que a iniciativa faz a diferença. «É original em Portugal e muito mais ao fazer-se na Guarda nesta altura do ano e consegue ter uma adesão que deixa todos boquiabertos. Apesar do frio este ano, da chuva no ano passado, continua a haver adesão e estudantes a animar a cidade», afirmou.

A passagem de ano académica é uma marca registada pelo IPG para Portugal, mas não é só para estudantes. «A festa é para a cidade, só não está cá quem não quer. É uma passagem de ano diferente mas que vale como as outras desde que haja boa vontade e que as pessoas queiram conviver», garantiu António Pissarra, docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD). O elemento da organização revelou que o IPG vai promover no próximo ano o Students Carnival Summer Session, um carnaval de verão que terá lugar a 19 de junho. «Nesse dia ninguém terá razões para se queixar do frio, além de que o evento poderá, de alguma forma, servir de laboratório aos estudantes das áreas da comunicação, da organização de eventos, do design de comunicação e da comunicação multimédia», adiantou.

Luis Martins O frio não foi um problema para quem esteve na Praça Velha

Sobre o autor

Leave a Reply