Arquivo

Estreia nacional no Cine Eco

Documentário “The 11th Hour”, de Leonardo Di Caprio, foi exibido ontem em Seia

O Cine Eco exibiu ontem à noite, em estreia nacional, o documentário “The 11th Hour”, de Leonardo Di Caprio. Trata-se de uma obra na linha de “Verdade Inconveniente”, de Al Gore, recentemente galardoado com o Prémio Nobel da Paz.

A XIIIª edição do Festival Internacional de Cinema de Ambiente da Serra da Estrela começou segunda-feira em Seia, com 59 filmes a concurso, seleccionados entre 432 películas oriundas de mais de 30 países. O certame decorre até sábado na Casa Municipal da Cultura e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), sendo o meteorologista Anthímio de Azevedo o presidente do júri internacional. A organização está apostada em tornar o evento «num dos melhores festivais de cinema ecológico europeus», destacando, nomeadamente, a participação do filme “Xingu, a terra ameaçada”, do realizador e jornalista brasileiro Washington Novaes, ou a obra do seu compatriota João Baptista de Andrade, de quem serão exibidas várias longas e curtas-metragens inéditas em Portugal.

Além da secção oficial, o Cine Eco inclui ainda vários ciclos temáticos, retrospectivas e homenagens. No sábado há ainda uma conferência dedicada ao desenvolvimento sustentável na Região Centro de Portugal, promovida pela autarquia local em parceria com o Instituto da Conservação e da Biodiversidade (ICNB). No auditório do CISE deverão intervir António Queirós (Associação dos Amigos de Conimbriga e professor da Universidade de Aveiro), Gonçalo Vieira (Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa) e Fernando Queirós (Parque Natural do Tejo Internacional), tendo sido também convidado Daniel Bessa, reputado economista e ex-ministo, a quem foi encomendado um estudo sobre a valorização da Serra da Estrela.

Sobre o autor

Leave a Reply