Arquivo

Estado paga 127 milhões à CP, Metro de Lisboa e REFER

A CP, o Metro de Lisboa e a REFER vão receber 127 milhões de euros do Estado a título de indemnizações compensatórias pelo serviço público prestado no ano passado.

A resolução foi hoje publicada em “Diário da República” e revela que a CP vai receber 38,16 milhões, o Metropolitano 44,52 milhões e a Rede Ferroviária Nacional 44,28 milhões. Os valores resultam dos novos contratos a celebrar com estas entidades, após o executivo ter considerado os anteriores, assinados em março de 2011 e com vigência até final de 2019, «inadequados face ao Plano Estratégico dos Transportes a implementar durante os anos de 2011 a 2015».

Segundo explica o documento, as indemnizações compensatórias referentes a 2011 «são devidas às entidades acima mencionadas uma vez que se destinam a cobrir custos em que estas efetivamente incorreram por conta do serviço público prestado e o seu não pagamento causaria uma incapacidade de cobrir esses custos, gerando uma rutura de tesouraria nas mencionadas entidades, com as consequências daí advenientes».

Comentários dos nossos leitores
antonio vasco saraiva da silva vascosil@live.com.pt
Comentário:
O Estado, em vez de pagar, devia sim privatizar estas empresas. Assim ficava mais barato e acabava de vez com as greves. Para quando abrir os olhos?
 

Sobre o autor

Leave a Reply