Arquivo

Espólio de poesia espanhola aumenta na biblioteca do Fundão

Graças a doação de centenas de obras pelo poeta e ensaísta Alfredo Pérez Alencart

O poeta e ensaísta Alfredo Pérez Alencart ofereceu centenas de volumes de autores espanhóis à Biblioteca Eugénio de Andrade, do Fundão, anunciou a Câmara.

O escritor peruano-espanhol, professor na Universidade de Salamanca, da Academia Castellana y Leonesa de la Poesia, já organizou antologias de vários autores portugueses, entre os quais, do próprio Eugénio de Andrade. É ainda coordenador dos Encuentros de Poetas Iberoamericanos, organizados pela Fundación Salamanca Ciudad de Cultura e pelo Ministério da Cultura de Espanha, «encontros que gostava de estender um dia até à Beira, ao Fundão, à Covilhã ou a Castelo Branco», refere, numa nota divulgada na passada terça-feira.

Pérez Alencart justifica a doação com a «intensa afinidade sentimental e cultural entre a Beira interior e a Espanha» e com o facto do ensino do Espanhol ter tido um «grande crescimento e impacto» em Portugal. «Esta iniciativa pretende contribuir para um melhor conhecimento da realidade literária contemporânea hispano-americana», acrescentou. A presença bibliográfica ibérica «reforça a vocação para a poesia desta biblioteca, que tem como patrono um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX», destacou, por sua vez, o vereador Paulo Fernandes. Ainda segundo o autarca, a especialização em obras poéticas vai ser aprofundada.

Sobre o autor

Leave a Reply