Figueira de Castelo Rodrigo volta ser palco este fim-de-semana de muita velocidade, espetáculo e adrenalina. Tal como tem sucedido em edições anteriores, a XVª edição do Slalom de Castelo Rodrigo promete levar muito público para assistir a esta prova pontuável para o Campeonato Nacional de Slalom. A grande novidade deste ano é a realização de um espetáculo inédito de drift.
Considerada a prova de referência do campeonato nacional da especialidade, o Slalom de Castelo Rodrigo vai continuar a ter os melhores especialistas da modalidade, prevendo-se este ano a participação de cerca de 30 pilotos, entre os quais se destacam Jorge Almeida (Campeão 2012), Carlos Rosendo, António Alexandre, Tiago Mateus, Jorge Araújo, Tiago Prata, Hugo Ribeiro e Valter Comenda. Deste modo, espetáculo, perícia e velocidade não vão faltar nesta etapa dupla com provas na noite de sábado e na tarde de domingo. Pela primeira vez, a organização, a cargo do Clube Escape Livre, com a colaboração técnica do Slalom Clube de Portugal e a parceria da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, preparou um espetáculo de Drift, adicionando ainda mais perícia e emoção ao evento. A demonstração, que decorre em ambos os dias, está a cargo de Vítor Mota e Carlos Veiga que utilizam BMW’s preparados, e cuja participação no Europeu de Drift atesta a sua craveira internacional. Outra novidade da edição deste ano destina-se aos pilotos, já que, através do apoio da CHAMA, empresa especializada em sistemas de energia e aquecimento por biomassa, o vencedor absoluto da etapa de Figueira recebe uma salamandra no valor aproximado de quatro mil euros. Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu na Matos & Prata, concessionário BMW no distrito, o presidente do município de Figueira frisou que «ao longo destes 15 anos, o Clube Escape Livre surpreendeu sempre com uma organização impecável e um programa capaz de atrair milhares de pessoas». De resto, António Edmundo realçou que a prova traz «uma vivacidade própria, alegria, energia e um público variado» que demonstram que o Slalom «tem sido uma boa aposta».
Já o presidente do Clube Escape Livre sublinhou que o Slalom de Castelo Rodrigo é a «rainha das provas» da especialidade em Portugal, sendo a «mais bem organizada» e «a única que tem uma prova noturna», numa competição que no ano passado reuniu cerca de cinco mil pessoas. Luís Celínio promete, assim, «um grande espetáculo», destacando o ineditismo das demonstrações de Drift feitas por dois pilotos de «craveira internacional». A 15ª edição do Slalom de Castelo Rodrigo tem início no Estádio Municipal de Figueira, pelas 19 horas de sábado, com o espetáculo de Drift a ter lugar a partir das 22. A etapa de domingo tem início às 13h30, na Avenida Sá Carneiro, e a demonstração de Drift começa às 17.
Ricardo Cordeiro