Arquivo

Especialistas internacionais em empreendedorismo estiveram na UBI

Durante uma semana a Covilhã recebeu a primeira “Summer School” do “European Council for Small Business and Entrepreneurship”

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior foi, na semana passada, palco da primeira edição da “Summer School” do “European Council for Small Business and Entrepreneurship”. A iniciativa levou até à Covilhã vários especialistas internacionais em empreendedorismo em indústria que recorrem a tecnologias de ponta.

Segundo o administrador da UBI, a primeira “Summer School” foi pensada «para se promover um fórum de discussão, tendo como públicos-alvo os estudantes de doutoramento e de pós-doutoramento», bem como investigadores seniores e juniores que desenvolvem as suas atividades de investigação e desenvolvimento na área de empreendedorismo. João Leitão adiantou que a iniciativa teve como «foco especial o desenvolvimento do empreendedorismo em indústrias de alta tecnologia», uma área que a UBI «tem vindo a abraçar nos últimos anos». O também elemento do corpo de diretores da entidade que organizou o evento em parceria com a UBI sublinhou que durante uma semana os participantes puderam assistir a um painel «muito diversificado» de oradores, sendo que durante as manhãs ocorreram aulas «com exercícios aplicados», enquanto à tarde passaram pela Faculdade «várias empresas do setor de alta tecnologia com casos de sucesso de atividades empreendedoras».

A “Summer School” contou com um total de 15 inscritos de «dimensão internacional e nacional», tendo estado representados «não só estudantes de doutoramento e pós-doutoramento, mas também pessoas ligadas às oficinas de transferência de tecnologia, a empresas e docentes universitários». O responsável fez um balanço «extremamente positivo» da iniciativa, não só pela «adesão das pessoas», mas também porque «fomos brindados com apresentações de elevadíssima qualidade» feitas por especialistas que «estão no terreno e têm responsabilidades ao nível da gestão de empresas de base tecnológica, de elevado potencial e com um alto crescimento». A primeira edição contou com diversos oradores vindos de várias universidades europeias e de um especialista norte-americano que «nos trouxe abordagens que ligam a neuro-ciência e o empreendedorismo».

A UBI já foi convidada para acolher a segunda edição do evento no próximo ano, sendo que haverá «novidades» e «também alguma inovação no sentido de reforçar ainda mais a atratividade em termos internacionais desta iniciativa». Nesse sentido, a Covilhã foi «o embrião desta iniciativa, que é um sucesso, e agora interessa utilizá-lo como fonte de dinamização de uma rede internacional que permita integrar a UBI noutras redes e reforçar a sua integração nas áreas de investigação ligadas ao empreendedorismo e à biotecnologia». João Leitão acrescentou que, a partir do segundo ano, a ideia é que o fórum passe a realizar-se em diversas cidades europeias.

Ricardo Cordeiro Fórum reuniu participantes de «dimensão internacional e nacional»

Especialistas internacionais em
        empreendedorismo estiveram na UBI

Sobre o autor

Leave a Reply