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Escolas profissionais debatem a sua identidade pedagógica

Conclusões vão ser analisadas num encontro nacional a realizar em 2006

As escolas profissionais portuguesas iniciaram ontem um ciclo de debates que se prolongará durante meses com o objectivo de defender a identidade deste tipo de ensino, anunciou a associação representativa do sector. Em comunicado, a Associação Nacional das Escolas Profissionais (ANESPO) adianta que o primeiro nível dos debates acontece em simultâneo em todos os estabelecimento de ensino deste tipo. As conclusões de cada escola em termos das suas responsabilidades pedagógicas serão debatidas em jornadas regionais que ocorrerão em Fevereiro, cujas conclusões serão, por sua vez, alvo de discussão num encontro nacional a realizar no mesmo mês ou Março de 2006. Ao longo destes meses serão analisados temas como a especificidade deste tipo de ensino, a sua estrutura modular, metodologias de trabalho, formação em contexto de trabalho e prova de aptidão profissional. Segundo a ANESPO, estas jornadas pedagógicas contarão com a participação de todos os agentes relacionados com as escolas profissionais, desde proprietários a professores, passando por representantes das direcções regionais de educação e do ministério e personalidades que contribuíram para o crescimento deste sector. Na região, uma das sessões foi organizada pela Escola Profissional de Trancoso (EPT).

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