Arquivo

Escolas de Manteigas e da Guarda vencem concurso “Escola Alerta”

Sensibilização dos alunos para a discriminação de pessoas com deficiência é um dos principais objectivos da competição

A escola do 1º ciclo de Manteigas, com o trabalho “Diário de uma viagem a Manteigas”, e a Secundária com 3º ciclo da Sé (Guarda), com “(Pro)Gesto Equidade Comunicativa”, foram as vencedoras da fase distrital do concurso “Escola Alerta!”, nas duas categorias em competição.

Este desafio, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, é dirigido aos alunos que frequentam estabelecimentos de ensino básico e secundário e, entre outros, tem como objectivos sensibilizar e mobilizar os jovens para a participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas em geral e, em particular, as pessoas com deficiências ou incapacidade, através da eliminação das barreiras sociais, da informação e comunicação, urbanísticas e arquitectónicas. Para a edição deste ano, concorreram o Agrupamento de Escolas de Manteigas, o Agrupamento de Escolas de Seia, a Escola Secundária com 3º CEB da Sé (Guarda) e a Escola Secundária com 3º CEB Gonçalo Anes Bandarra (Trancoso). O júri distrital, constituído por representantes do Governo Civil da Guarda, Equipa de Apoio às Escolas, Fundação Augusto César Ferreira Gil e da CERCIG, deliberou ainda atribuir uma menção honrosa ao trabalho “(des)conectados”, apresentado pela Escola Secundária c/ 3º CEB Gonçalo Anes Bandarra (Trancoso).

A cerimónia pública de apresentação dos trabalhos vencedores e atribuição dos prémios tem lugar hoje, pelas 15 horas, na Escola Secundária da Sé. Depois da atribuição dos prémios desta fase distrital, os trabalhos serão agora apreciados por um júri nacional.

Sobre o autor

Leave a Reply