Arquivo

Escola Profissional de Trancoso recebe professor timorense…

Escola Profissional de Trancoso

Durante dois meses e meio, a Escola Profissional de Trancoso recebeu um professor timorense – Francisco de Castro –, no âmbito de um protocolo de cooperação entre o governo de Timor e o governo português, denominado Projeto de Partilha Pedagógica II. Durante a sua estadia em Trancoso, o professor Francisco de Castro assistiu a aulas da componente técnica, participou em reuniões e inteirou-se sobre o funcionamento de uma escola profissional e da estrutura modular- objetivo central do projeto.

Também nós enriquecemos um pouco com a bondade, simplicidade e calor humano transportados desde Timor pelo professor Francisco, que, a par disso, nos ensinou (nomeadamente nas aulas que deu aos alunos) tétum, nos deu a conhecer as suas tradições e a sua cultura.

Neste projeto de partilha pedagógica participaram 19 escolas de Norte a Sul do país, tendo sido uma delas a Escola Profissional de Seia, que nos visitou numa tarde soalheira, nas pessoas do seu diretor, o Dr. Vitor Moura, de dois docentes e do professor timorense que por lá acolheram. Esta tarde de convívio funcionou como uma verdadeira partilha pedagógica, também entre duas escolas profissionais vizinhas, que até ao momento pareciam estar de costas voltadas. Os laços de proximidade que se estabeleceram, bem como a troca salutar de experiências, já resultaram na marcação de uma reunião de trabalho entre algumas escolas profissionais do interior do país, para o dia 26 de novembro.

De referir ainda que, a EPT, no contexto do projeto de partilha pedagógica, teve a honra de receber a visita da Dra. Paula Teixeira, diretora de serviços da DGAE, que se deslocou a Trancoso para conhecer a escola e a nossa realidade.

Desta maneira, este projeto de partilha pedagógica, que teve a sua cerimónia de encerramento em Lisboa, no dia 11 de novembro, e na qual a EPT se fez representar por dois elementos da direção, também teve incontáveis mais-valias indiretas.

Amélia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply