Arquivo

Escola de Verão de Física

Verão a estudar?

31 de Agosto a 5 de Setembro, uma semana espectacular, que podia durar para sempre!

Escola de Verão de Física, um nome assustador para alguns. Muita gente diz “Perder uma semana de férias para aprender Física? Que seca!”. Só diz isto quem não foi e não viveu esta experiência divertidíssima. Para nós não foi uma perda de tempo, mas uma semana de puro convívio e também de aprendizagem de algo que gostamos.

Da cidade da Guarda embarcaram nesta aventura quatro alunos, três alunos da nossa escola e uma aluna da Escola Secundária da Sé.

Depois de um sorteio no primeiro dia de estadia na Universidade do Porto, os três alunos da nossa escola, André Silva do 12ºano, Rui Ferreira e Ana Abrantes do 11ºano, tiveram a sorte de ficar no mesmo projecto, juntamente com dois colegas da zona do Porto.

O nosso projecto tinha como título “Produção e desenvolvimento de células de hidrogénio como combustível” em que fizemos várias experiências com um painel fotovoltaico e com células de hidrogénio. Para testarmos as células fotovoltaicas fizemos várias experiências com um painel fotovoltaico e um foco onde fomos variando a temperatura e o ângulo em relação ao foco, entre outras coisas. Em relação às células de hidrogénio, fizemos a electrólise da água para tentarmos colocar um carrinho movido a hidrogénio a andar (e conseguimos!).

O nosso dia-a-dia era muito simples. Levantávamo-nos cedo e íamos tomar o pequeno-almoço na companhia dos militares (sim, dormimos num quartel em Matosinhos!), em seguida íamos para a Universidade para termos palestras relacionadas com os vários campos da Física. Almoçávamos na cantina da faculdade e durante a tarde trabalhávamos no nosso projecto. Ao final íamos jantar e, a seguir, fazíamos várias actividades com um grupo de monitores.

As palestras foram variadas. Tivemos dois mini-cursos de quatro sessões cada, um sobre relatividade e outro sobre mecânica quântica e nanotecnologia. Todos os dias tivemos uma palestra diferente, que passaram por temas como nanotecnologia, económico-física, entre outros.

Tivemos também na quinta-feira à tarde uma conversa com o Doutor Fernando Nobre, director e fundador da AMI. Foi uma conversa muito interessante, que nos deu a conhecer o ponto de vista de uma pessoa influente no nosso país sobre vários assuntos da sociedade.

Nos últimos dois dias, fizemos a apresentação dos vários projectos.

Foi uma semana muito cansativa, mas divertida. De certeza uma experiência para repetir, que aconselho a todos que gostem de Física!

Ana Carolina Abrantes (11º C)

Comentários dos nossos leitores
Hugo Gonçalves huggsil@gmail.com
Comentário:
Foi sem dúvida uma semana fantástica… Pelo menos o projecto posso garantir 😉 Força.
 

Sobre o autor

Leave a Reply