Arquivo

Escola Afonso de Albuquerque e Museu da Guarda celebram juntos

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2009

O dia 24 de Novembro é o dia Nacional da Cultura Científica, em homenagem ao Professor de Física e Química Rómulo de Carvalho que nasceu exactamente no dia 24 de Novembro de 1906.

Os seus livros sobre Física e Química, alguns dos quais foram, na época, manuais adoptados pelas Escolas, por onde muitos de nós estudaram, ainda hoje, pelo seu rigor científico e clareza de exposição, são consultados com grande interesse!

Para além do seu legado científico, deixou-nos também admirável poesia! Lembrem por exemplo “Pedra Filosofal”, “Lágrima de Preta” e muitos outros poemas, onde frequentemente se projectam com admirável subtileza, conceitos científicos. O pseudónimo literário adoptado por Rómulo de Carvalho foi o de António Gedeão. Faleceu em 19 de Fevereiro de 1997, com 90 anos.

O dia do seu nascimento foi a partir de 1997 considerado em Portugal como o Dia Nacional da Cultura Científica e destinado, portanto, à divulgação científica.

A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica integrou este dia na Semana da Ciência e Tecnologia 2009, que decorreu de 21 a 27 de Novembro. Por todo o País decorreram eventos alusivos a esta comemoração e a Escola Afonso de Albuquerque não podia alhear-se, tendo-se associado ao Museu da Guarda na organização de actividades abertas ao público em geral e muito especialmente às Escolas do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Trabalhos científicos simples foram montados na área da Física, Química e Biologia e permitiram às crianças experimentar pelas suas próprias mãos e observar os resultados. No apoio a estas experiências científicas estiveram, além de alguns Professores de Física, Química e Biologia, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial da nossa Escola. Do programa faziam parte integrante, colóquios sobre temas científicos. Um deles, “Radão, o Inquilino Silencioso”, teve a orientação da Prof. Doutora Sandra Soares, do Departamento de Física da UBI e o outro “Alterações Climáticas: Realidade ou Ficção? Clima em Portugal no Séc. XXI (Cenários)” foi orientado pelo Prof. Doutor António Rodrigues Tomé, também Professor na UBI.

Os dois oradores da UBI conseguiram durante uma tarde, num clima divertido, prender a atenção de uma vasta plateia de Alunos do Ensino Secundário, Professores e outras individualidades presentes. No final, a Sra. Directora do Museu elogiou estes trabalhos, tendo exteriorizado o seu agrado pelo modo como se faz ciência a brincar!

Pelo entusiasmo revelado pelas crianças que por ali passaram, valeu a pena! Esperamos também que a este apelo à cultura científica permita despertar o gosto pela Ciência e motive os alunos. Não podemos esquecer que o nosso dia a dia está inevitavelmente associado à Ciência e Tecnologia! É só pensar na energia eléctrica, nos computadores, nas telecomunicações, nos electrodomésticos, nos meios de diagnóstico e tratamentos hospitalares, nos transportes, etc.!

Rosa Carvalho (professora de C. Físico-Químicas)

Escola Afonso de Albuquerque e Museu da
        Guarda celebram juntos

Sobre o autor

Leave a Reply