Arquivo

Entrega de diplomas em Trancoso

CNO da Escola Profissional certificou 103 adultos

O Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional de Trancoso procedeu à entrega, na passada quinta-feira, de 103 diplomas de Nível Básico e Nível Secundário a adultos residentes no concelho. Desde Janeiro, já foram entregues 141 certificados, numa acção que vem sendo desenvolvida desde Março de 2007, aquando da aprovação do Centro.

O presidente da direcção e coordenador do CNO explica que «estas qualificações não são mais que colocar no papel tudo o que as pessoas foram adquirindo ao longo da sua vida profissional, ou seja, é reconhecer e validar os conhecimentos adquiridos». Domingos Moreira sublinha a importância destas acções ao nível da «auto-estima das pessoas que vêm os seus conhecimentos reconhecidos», sendo «uma forma de muita gente adquirir outro tipo de habilitação escolar». O responsável refere ainda que «as relações familiares são incrementadas», sendo que «há pessoas a pedir ajuda aos filhos e aos netos».

Arnaldo Pereira, de 49 anos, explica como o diploma de Nível Básico recebido pode ser importante: «Eu como trabalho na construção civil, preciso de ter o CAP para poder assinar os alvarás e para isso preciso do 12º ano e tendo o 9º já só me falta mais um degrau para alcançar o objectivo», refere. Esta meta foi já alcançada na quinta-feira por Luís Pintassilgo. O fotógrafo de 36 anos, é também bombeiro voluntário e com a qualificação obtida pode agora concorrer às “Equipas Permanentes” da corporação de Trancoso, tendo sido a formação «um incentivo profissional e pessoal», confessa.

Desde que foi aprovado, o Centro de Novas Oportunidades da Escola Profissional de Trancoso já entregou 503 diplomas. Segue-se Souropires, no final deste mês.

Já foram entregues 503 diplomas desde Março de 2007

Entrega de diplomas em Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply