Tal como tantas coisas nas nossas vidas, também a ENSIGUARDA, Escola Profissional da Guarda, nasceu de um sonho… Um sonho de implantar na Guarda e para a Região uma escola diferente, uma escola capaz de formar jovens alunos que reconheçam a capacidade de bem saber empreender, como premissa maior da sua escola de vida.
É certo que, nos tempos que correm, é grande a oferta formativa ao alcance dos alunos do Distrito e da Região mas, ainda assim, em três anos de vida, a Escola Profissional da Guarda soube crescer e afirmar-se no contexto regional, passando dos seus sessenta alunos iniciais para os trezentos com que conta actualmente.
O crescimento a que assistiu, em tão pouco tempo, a Ensiguarda deve-se, acima de tudo, a três factores fundamentais. Em primeiro lugar, ao Projecto Educativo da Escola, fundamentado no rigor, na disciplina e numa estratégia de ensino-aprendizagem que vai muito além das estratégias mais convencionais, comummente aplicadas na maioria das nossas Escolas. Trata-se de uma estratégia que privilegia a multidisciplinaridade, a criatividade e, acima de tudo, a pro-actividade. Uma estratégia de ensino-aprendizagem que se consolida, cada vez mais, numa caminhada veloz para um estado de construção e de descoberta em que o professor deixa de ter o papel de simples transmissor para passar a ter uma função especial de facilitador da aprendizagem, numa realidade em que a mera absorção de conteúdos programáticos há-de dar lugar à capacidade crítica e reflexiva da análise da informação e dos conteúdos pelos alunos.
É, pois, por isso que a Escola Profissional da Guarda quer continuar a desenvolver um Projecto Educativo de vanguarda no âmbito da qualidade de estratégias de ensino em Portugal, um projecto já ganho, à partida, por via da sua forte componente tecnológica que nos permite, facultar, como nenhuma outra escola, ao aluno, a possibilidade de ser ele próprio a construir a sua própria aprendizagem, permitindo-lhe questionar, actuar e observar o resultado da sua própria actuação.
Outro dos factores fundamentais do crescimento da Escola Profissional da Guarda tem sido a sua opção no que respeita à oferta educativa disponibilizada aos alunos e que se tem baseado nos cursos de Técnico de Multimédia, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Manutenção Industrial/Electromecânica, Técnico de Comunicação, Marketing e Relações Públicas, Técnico de Serviços Jurídicos e Técnico de Animação Sociocultural.
É entendimento da Direcção da Ensiguarda que, no momento de abertura de novos cursos nos estabelecimentos de ensino, se torna necessária uma reflexão profunda sobre o seu grau de sucesso de empregabilidade. Foi, pois, por isso mesmo que a Escola Profissional da Guarda disponibilizou aos alunos um conjunto de cursos profissionais que assentam em princípios de abertura, de flexibilidade e comunicabilidade de percursos, o que significa uma aposta clara na valorização de um paradigma de aprendizagem que privilegia a participação activa e crítica dos alunos, em detrimento do paradigma do ensino enciclopédico, demasiadamente teórico e baseado, única e exclusivamente, na transmissão de conhecimentos.
Trata-se, portanto, do desenvolvimento de uma estratégia de abertura de cursos profissionais com base no pressuposto de que a mobilidade tem que ser extensiva à relação entre a formação ministrada e as saídas profissionais, facto pelo qual a Escola Profissional da Guarda aposta em cursos de “banda larga”que permitem aos alunos alcançar um leque bem mais amplo de possibilidades de emprego e de mobilidade profissional, flexibilizando a empregabilidade em áreas alternativas, para as quais também exista uma formação base (de banda larga) adequada.
Mas a estratégia do processo de formação dos alunos da Ensiguarda não se esgota na conclusão de um curso profissional. A Escola Profissional da Guarda tem orgulho em poder afirmar que cerca de 50% dos seus alunos têm vindo a ingressar no ensino superior, em cursos intrinsecamente relacionados com a formação adquirida na Escola.
Aliás, o incentivo aos nossos alunos para que optem pelo prosseguimento de estudos no ensino superior é uma marca da Ensiguarda e uma prova da qualidade do ensino ministrado.
E, por último, o terceiro factor fundamental que contribuiu, decisivamente, para o crescimento da Ensiguarda foi, sem sombra de dúvidas, a comunidade educativa, professores, alunos, pais e colaboradores que com o seu empenho, com a sua dedicação, com o seu espírito de verdadeiro corpo, de verdadeira escola, souberam levar em frente um projecto com futuro e para o futuro da Guarda e da Região.
O caminho a percorrer, daqui em diante, terá forçosamente que passar por uma perspectiva de consolidação do trabalho desenvolvido, sempre de olhos postos nos mais modernos e eficientes paradigmas da educação e do ensino profissional dos novos tempos que, aliados aos valores sociais e às mais-valias técnicas da Ensiguarda, hão-de ajudar a formar, convenientemente, os nossos alunos na vida e para vida.
Pedro Miguel da Silva Pires
Director Pedagógico da Ensiguarda