Arquivo

Encontros Cinematográficos no Fundão

Cinema

Os realizadores Marta Mateus, Pierre-Marie Goulet, Pablo Llorca e Ana Luísa Guimarães são alguns dos convidados da oitava edição dos “Encontros Cinematográficos”, que se decorre entre amanhã e segunda-feira no Fundão.

O festival abre com o celebrado “Farpões Baldios” (2017), de Marta Mateus, e termina na segunda-feira (21h30) com o clássico “Douro, Faina Fluvial” (1931), de Manoel de Oliveira, musicado ao vivo pelo pianista Belthoise. No sábado os Encontros vão evocar Michel Giacometti com uma projeção especial da série “Povo que Canta” (1971) na igreja matriz de Aldeia de Joanes (11 horas) e, à tarde, n’A Moagem com os documentários “Polifonias – Paci è saluta, Michel Giacometti” (1998) e “Encontros” (2006), ambos de Pierre-Marie Goulet. Pelas 18h30 haverá uma tertúlia com o realizador francês, Fernando Paulouro, Virgínia Dias e Manuel Rocha. No domingo o realizador Pablo Llorca, o ator Luís Miguel Cintra e o ex-diretor da Cinemateca Espanhola Miguel Marías falam sobre cinema após uma sessão que inclui os filmes “Uno de los dos no puede estar equivocado”, de Pablo Llorca, e “Espelho Mágico”, de Manoel de Oliveira.

Os Encontros prosseguem na segunda-feira com a exibição do filme “Nuvem” (1991), de Ana Luísa Guimarães, acontecimento assinalado com as presenças da realizadora, do programador da Cinemateca Luís Miguel Oliveira e do cineasta Manuel Mozos. No Espaço Comuna (centro do Fundão) será lançado o livro “Uma Viagem pelo Cinema Americano”, de João Palhares e José Oliveira, e haverá uma sessão surpresa. Em cartaz estão ainda filmes de D.W. Griffith, Jaques Tourneur, Frank Borzage e Andrey Zvyagintsev. A organização é da Associação Luzlinar e do município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa e da UBI. A entrada é livre para todos os filmes e conversas.

Sobre o autor

Leave a Reply