Os cineastas Pierre León, Pedro Costa e Mercedes Álvarez participam, entre amanhã e domingo, nos Encontros Cinematográficos que se realizam este ano n’A Moagem (Fundão). A iniciativa é organizada pelo município e a Associação Luzlinar, com a colaboração da UBI e da Cinemateca Portuguesa.
Durante três dias serão exibidos seis filmes, haverá quatro conferências e duas masterclasses. Tal como nas edições anteriores, o objetivo é divulgar obras singulares e alternativas e reunir um grupo heterogéneo de cineastas, críticos, programadores, académicos, estudantes e cinéfilos. Amanhã, Pierre León, realizador e crítico de cinema de ascendência russa, a trabalhar em Paris, mostrará “L’Idiot” (2008), baseado no romance de Fedor Dostoievski. Após a projeção deste seu filme e de “Två Människor” (Dois Seres), de Carl Theodor Dreyer, Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet, também cineastas e programadores, conversarão com o cineasta. O português Pedro Costa está em destaque no sábado com “Juventude em Marcha” (2006), a sua última longa-metragem rodada com os habitantes das Fontainhas. José Oliveira, colaborador habitual dos Encontros, terá uma conversa com o realizador, que à noite irá apresentar “Nicht Versöhnt” (Não Reconciliados), de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet.
No domingo, último dia dos encontros, a espanhola Mercedes Álvarez revelará a sua segunda longa-metragem, “Mercado de Futuros” (2011), seguindo-se uma conversa com o seu compatriota Miguel Marías, crítico de cinema e antigo diretor da Filmoteca Espanhola. A noite termina com a exibição da sugestão de Mercedes Álvarez, “Número Zero”, de Jean Eustache. Nas manhãs de sábado e domingo, Pedro Costa e Mercedes Álvarez orientarão uma masterclasse na UBI, na Covilhã.