A Câmara do Fundão vai organizar, entre 10 e 16 de Julho, o “Encontro do Vento – Festival de Castelo Novo”, integrado no programa de animação das Aldeias Históricas. A iniciativa inclui um campo de férias para jovens, uma feira de produtos locais durante três dias e actividades ligadas à poesia e literatura.
No primeiro dia, a 14 de Julho, o Agora Teatro apresenta três sessões dirigidas a infantários da peça “Túu Túu”, um espectáculo de teatro poético, feito com objectos. A representação repete-se no sábado à tarde, numa sessão para todas as famílias. Ainda no dia 14, o Teatro de Montemuro leva ao palco “O Regresso do Pepino”. Mas um dos pontos altos do “Encontro do Vento” acontece no dia 15, entre as 9 e as 13 horas, com a montagem do Jardim do Vento. Trata-se de um espaço onde vão ficar instalados os objectos eólicos construídos pelos jovens que participam no campo de férias. Denominado “O Vento das Pedras”, esta actividade decorre entre 10 e 16 de Julho na casa paroquial de Castelo Novo e inclui ainda a observação de estrelas, um atelier de fotografia, iniciativas ligadas à geologia e botânica. Serão também instalados no Jardim do Vento os instrumentos musicais eólicos realizados ao longo do ano lectivo por alunos de escolas do 2º e 3º ciclos do concelho do Fundão.
No dia 15, a poesia está em destaque com uma visita ao Jardim do Lugar da Casa, em Atalaia do Campo. O local inclui várias peças artísticas em homenagem a Eugénio de Andrade e foi criado ao lado da casa onde o poeta viveu a sua infância. Seguem-se um café poético, já em Castelo Novo, e um recital no local da Lagariça, onde será apresentada a antologia de poesia “Palavras de Vento e de Pedra”, uma edição que reúne mais de 80 poetas portugueses e galegos. No domingo, o evento encerra com o Grupo de Música de Câmara de oboé e fagote pela Escola Superior de Artes de Castelo Branco. O “Encontro do Vento” é organizado pela Câmara do Fundão desde 2003. O vento foi escolhido «como traço comum e elemento agregador de toda a encosta da Serra da Gardunha», salienta a organização.