Arquivo

Encontro de gerações no Museu da Guarda

Alunos de Santa Clara, do Conservatório e idosos encontram-se em torno de obras alusivas à quadra natalícia

“Diálogos em Tempo de Natal” é uma iniciativa que vai juntar por três ocasiões nas próximas semanas alunos do 5º ano da escola EB 2 e 3 de Santa Clara, idosos do centro de dia do Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento (CFAD), alunos do Conservatório de Música de S. José e os serviços educativos do Museu da Guarda. O objectivo é proporcionar e incentivar dinâmicas intergeracionais enriquecedoras em torno de obras como o Retábulo da Anunciação, a Visitação de Nossa Senhora e a Adoração dos Magos, que serão o pretexto para uma intervenção musical por parte dos formandos do conservatório e um diálogo entre os mais novos e os utentes do centro de dia. Esta iniciativa inédita arranca terça-feira no Museu da Guarda com a Anunciação,

um tema que será contextualizado pelos serviços educativos do museu, seguindo-se a leitura de um breve trecho bíblico alusivo pelos alunos de Santa Clara, música e um diálogo intergeracional. Quatro momentos que se repetirão no dia 18, na segunda sessão dedicada à Visitação, Expectação e Natal. O projecto termina a 6 de Janeiro com a Adoração dos Magos. Os alunos participantes da escola de Santa Clara têm vindo a preparar o encontro desenvolvendo um trabalho de intercâmbio de saberes com os utentes do centro de dia do CFAD, inserido na Área de Projecto, ao longo destes últimos dois meses. Para além deste princípio, “Diálogos em Tempo de Natal” é também uma oportunidade para divulgar o Museu da Guarda e as suas obras, bem como tornar o espaço cada vez mais aberto à comunidade fazendo nascer, em idades de aprendizagens múltiplas, a necessidade de conhecer o passado através de documentos da mais diversa índole chegados até nós. Entretanto, no sábado, será lançado o livro “O Museu da Guarda, Entre o Passado e o Futuro. Espaços e Colecções”, de Dulce Helena Borges, editado pela Palimage Editores. A publicação será apresentada por João Carlos Brigola, da Universidade de Évora.

Sobre o autor

Leave a Reply