Arquivo

Eduardo Lourenço homenageado em S. Pedro de Rio Seco

Leonel Moura é o autor do monumento que será inaugurado no largo principal da aldeia onde o pensador nasceu há 88 anos

Eduardo Lourenço vai ser homenageado na sua terra natal, São Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida. A sessão está agendada para 6 de agosto.

A iniciativa da Associação Rio Vivo e do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) inclui a inauguração de um monumento alusivo ao pensador, da autoria do escultor Leonel Moura, no largo principal da aldeia, a exposição biográfica “Labirinto de um Heterodoxo, revisitado em S. Pedro de Rio Seco”, no Centro Recreativo e Cultural. Local onde será também exibido, em estreia, o filme “Regresso sem fim – Um documentário com Eduardo Lourenço”, realizado por Anabela Saint Maurice (co-produção RTP/Centro de Estudos Ibéricos). Há ainda uma sessão solene com Luís Queirós (presidente da Associação Rio Vivo), Guilherme de Oliveira Martins (presidente da Comissão de Honra) e o próprio homenageado. Eduardo Lourenço nasceu há 88 anos em São Pedro do Rio Seco.

A Associação Rio Vivo é formada por naturais desta pequena aldeia raiana, cujo presidente considera esta homenagem um contributo para dar «um novo sentido de auto-estima, de afirmação e justificado orgulho» e para «devolver à nossa terra a voz que foi perdendo nestes tempos de abandono, de envelhecimento progressivo, de desertificação e isolamento». Luís Queirós, fundador da Marktest, espera também que sirva para promover a localidade. Além de Guilherme de Oliveira Martins, atual presidente do Tribunal de Contas, a Comissão de Honra é formada por todos os Presidentes da República desde o 25 de abril e diversas personalidades da cultura e política.

Sobre o autor

Leave a Reply