Arquivo

Eduardo Lourenço, Álvaro Amaro, Rui Costa, Madeira Grilo e Outeiro S. Miguel condecorados

O ensaísta Eduardo Lourenço, o presidente da Câmara Álvaro Amaro, o histórico dirigente dos bombeiros Manuel Madeira Grilo, o cientista Rui Costa e a Escola Regional do Outeiro de S. Miguel foram anteontem condecorados pelo Presidente da República por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Estas foram as quatro personalidades e uma instituição da Guarda agraciadas entre as 38 pessoas distinguidas na terça-feira.

Eduardo Lourenço recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e Álvaro Amaro tornou-se Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto Manuel Madeira Grilo foi nomeado comendador da Ordem do Mérito e a Escola Regional do Outeiro de S. Miguel foi distinguida como Membro Honorário da Ordem do Mérito. Finalmente, Rui Costa, neurocientista da Fundação Champalimaud, é comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada. Entre os novos comendadores destacam-se o antigo comissário europeu António Vitorino e o presidente do Tribunal de Contas Europeu, Vítor Caldeira (ambos com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo), o escultor Rui Chafes (Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada), o economista António Borges, a título póstumo (Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique), o presidente executivo da PT Zeinal Bava (Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial), a mesma distinção atribuída ao presidente do Banco Lloyds António Horta Osório.

A Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique foi concedida ao antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz, e ao antigo presidente da PT, Miguel Horta e Costa. Por sua vez, o antigo presidente do Instituto Português do Património Cultural, António Lamas, a jornalista Maria João Avillez e o compositor Rodrigo Leão foram agraciados como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. O ilusionista Luís de Matos e a cantora lírica Maria Cristina de Castro, a título póstumo, foram investidos como comendadores da Ordem do Infante D. Henrique. O vice-almirante José Oliveira Viegas e o tenente-general António Maia de Mascarenhas foram agraciados com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, enquanto o major-general Sílvio José Pimenta Sampaio foi distinguido como Grande-Oficial da mesma Ordem.

O escritor Mário Carvalho (Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada), o investigador da Universidade do Minho Rui Reis (comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada), o antigo reitor da Universidade de Évora Jorge Araújo (Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública) e António Melo Pires, diretor-geral da AutoEuropa (Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial) foram outras das personalidades homenageadas por Cavaco Silva no TMG. Já os antigos autarcas Alfredo Henriques (Santa Maria da Feira), António Nunes (Bragança), António Magalhães (Guimarães), Maria da Luz Rosinha (Vila Franca de Xira), Maria das Dores Meira (Setúbal) e Seruca Emídio (Loulé) foram distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito. Na lista de condecorados figuram ainda o empresário vitivinícola Mário Sérgio (comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Agrícola), o presidente da Intraplas, Alberto Machado Ferreira (comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial), a presidente do conselho geral da COTEC Isabel Furtado (comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito).

Os empresários João Miranda (Frulact), José Marques da Amorim (Cerealis) e Manuel Barbeiro Costa (Respol) foram feitos comendadores da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial. Finalmente, o presidente do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul, Jorge Nunes, foi distinguido como Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial.

Eduardo Lourenço Álvaro Amaro Geada Pinto (Outeiro de S. Miguel) Madeira Grilo Rui Costa

Sobre o autor

Leave a Reply