Arquivo

EDP comemora centenário de hidroeléctrica da Serra da Estrela

Empresa foi precursora da eléctrica nacional com a concessão da produção de energia no maciço central

A EDP comemorou, ontem, os 100 anos da constituição da Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (EHSE), precursora da eléctrica nacional.

Criada a 7 de Julho de 1909, para esta empresa foi transferido o alvará régio, datado de 25 de Setembro de 1908, que permitia o aproveitamento das águas do rio Alva, entre as freguesias do Sabugueiro e São Romão, no concelho de Seia, para a produção de energia eléctrica. A concessão foi sucessivamente alargada até culminar, passados 50 anos, no aproveitamento das águas do maciço central da Serra da Estrela.

A EHSE, que assumiu desde sempre a produção, transporte e distribuição de energia eléctrica, serviu os distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco, numa área de intervenção directa superior a 10 por cento do continente. Foi nacionalizada em Abril de 1975, deixando obras emblemáticas como as centrais da Senhora do Desterro, da Ponte de Jugais ou do Sabugueiro e a barragem da Lagoa Comprida. A cerimónia evocativa da efeméride juntou em Seia o Conselho de Administração da eléctrica nacional.

Sobre o autor

Leave a Reply