Arquivo

Ed Sheeran – Divide

Opinião – Ovo de Colombo

Após ter anunciado em dezembro de 2015 que se ia ausentar da música por um período de tempo, o cantor britânico Ed Sheeran faz furor com o seu novo álbum de estúdio “Divide”. Lançado a 3 de março, é o terceiro trabalho do cantor e possivelmente o seu melhor projeto. A versão deluxe tem 16 faixas para ouvir e apreciar.

Logo a partir da primeira música somos atacados pelo típico som de guitarra de Sheeran, bem como um rap acompanhado por um refrão completo de harmonias. “Eraser” é, na minha opinião, uma ótima forma de começar o álbum, pois neste tema o cantor fala sobre a sua história e sua evolução como músico.

O segundo tema intitula-se “Castle on the Hill” e foi uma das músicas promocionais do álbum. Tem um som mais dramático e pessoal. Tenho que dizer que foi um tema que necessitei de ouvir duas ou três vezes para ter a certeza se gostava. Já pelo contrário, gostei logo desde o primeiro acorde de “Shape of You”, o outro tema promocional. É uma faixa mais mexida, com um instrumental que cria a necessidade de dançar.

“Perfect”, a quinta faixa musical, é um tema mais calmo, com um instrumental de guitarra simples e harmonias a acompanhar a voz do cantor. É um som muito familiar, pois toda a sua essência remete para a música “Thinking Out Loud” do álbum anterior. Já “Happier” é uma música que desde o primeiro momento que a ouvi me trouxe arrepios. É muito calma mas ao mesmo tempo poderosa. Aqui o cantor fala sobre uma potencial separação e o quão difícil é ser feliz sem a sua cara-metade.

Engraçado “New Man” ser o tema seguinte. É o completo oposto de “Happier” e nele o cantor fala sobre não querer saber do “novo homem” do seu antigo amor. Já o instrumental também tem por base a guitarra, mas com acordes mais alegres. Outros dois temas igualmente importantes são “What Do I Know?” e “Supermarket Flowers”. O primeiro é animado e mexido. O segundo é bastante calmo, com um instrumental de piano, e perfeito para ouvir num dia mais cinzento.

“Divide” é um álbum excelente. Ed Sheeran mantém o mesmo som que nos seus trabalhos anteriores, no entanto não deixa de ser inovador. É um projeto que foi muito bem conseguido, o que não surpreende, pois Sheeran é um ótimo artista e compositor, pelo que não se esperaria outra coisa.

Susana Nevado

Sobre o autor

Leave a Reply