Arquivo

É mais barato estudar na Guarda do que na Covilhã

Às propinas, de 900 euros no IPG e de 1.063 euros na UBI, há ainda que acrescentar despesas com alojamento e alimentação

Ensino superior é sinónimo de propinas, mas não só, no caso dos alunos deslocados há que ter ainda em conta o alojamento e nunca se sabe quando é preciso almoçar ou jantar pela cantina.

O INTERIOR dá-lhe conta dos custos que poderá ter ao estudar num dos estabelecimentos de ensino superior da região, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) ou na Universidade da Beira Interior (UBI) na Covilhã.

No IPG a propina anual tem o valor de 900 euros. No caso dos Politécnicos a propina mais elevada verifica-se no Politécnico de Lisboa, 1.063, 47 euros e a mais baixa no Politécnico de Cávado e Ave que tem um valor de 780 euros. Já na UBI cada estudante terá de pagar 1.037,20 euros por ano, não sendo este o valor mais elevado no caso das universidades. Em Aveiro, Coimbra e Lisboa a propina anual tem o valor de 1.063, 47. A Universidade do Algarve é a universidade com a propina mais baixa, 965 euros.

Quanto a alojamento, ambos os estabelecimentos da região têm à disponibilidade dos estudantes residências com um valor diferenciado para bolseiros e não bolseiros. Num total de 394 camas, o IPG tem quatro residências. O valor mensal de um quarto para bolseiros pode rondar os 73,36 euros e os 90 euros. Para os alunos não bolseiros o preço sobe e pode variar entre os 120 euros e os 150 euros. Já a UBI tem à disposição sete residências, num total de 806 camas. Por mês os alunos bolseiros terão de pagar entre os 73,36 euros e os 220 euros e os não bolseiros entre os 100 e os 220 euros. O aluguer por 220 euros diz respeito a um T1 para duas pessoas. Se os estudantes optarem por alugar um quarto, na Guarda poderão fazê-lo entre os 100 e os 140 euros e na Covilhã o preço varia entre os 120 e os 150 euros.

Relativamente às cantinas do IPG, existem duas opções e no próximo ano letivo haverá um aumento de dez cêntimos nos preços, ou seja a refeição passará a ter um custo de 2,40 euros. Existe ainda a opção de servir comida para fora, por 4,10 euros. Na UBI a oferta varia entre quatro cantinas e o preço da refeição completa é de 2,45 euros no prato social e 2,70 euros no prato alternativo. Qualquer um dos casos beneficia ainda de um desconto caso o pagamento seja feito com o cartão universitário.

Sobre o autor

Leave a Reply