Arquivo

Domingo é Dia Internacional dos Museus

Instituições da região assinalam a data com um conjunto de iniciativas

Domingo é Dia Internacional dos Museus. Este ano, as comemorações têm como tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”. Pela primeira vez, na noite de sábado para domingo será assinalada, também, a “Noite dos Museus”. Na região, os Museus da Guarda e o dos Lanifícios (Covilhã) prepararam um programa especial para comemorar a data.

Na Guarda, as actividades começam logo no sábado, pelas 15 horas, com uma visita à zona histórica da cidade com áudio-guias. Pelas 17 horas terá lugar a inauguração da exposição de fotografia “Olhar Táctil”, de Paulo Abrantes, que estará patente no Museu até 15 de Junho. Uma hora depois tem início uma jornada de reflexão promovida pelos Amigos dos Museus, em que serão debatidas temáticas como as experiências recentes de cada associação, objectivos futuros, formas de organização conjunta e a elaboração de um “caderno de encargos” de carências dos vários Museus. Pelas oito da noite acontece uma palestra sobre a história e a evolução do Museu da Guarda. Meia-hora depois será servido um jantar no pátio da instituição. Para as 22h30 está agendado um momento musical.

No domingo, estão previstas visitas comentadas à exposição permanente do Museu e à mostra temporária de fotografia. Pelas 15h30, os mais novos irão estar no centro das atenções, com um espectáculo pela Associação Cultural Marionetas em Algazarra. Às 17 horas será lançada a nova reprodução escultórica disponível na loja do Museu. Trata-se de uma representação do “Santo António do Pão”.

Na Covilhã, no Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), a “Noite dos Museus” será assinalada na Real Fábrica dos Panos, a partir das 21h30, com um concerto pelo grupo de percussão, guitarras e contrabaixos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI). O “Sexto Empírico” – Núcleo de Estudantes de Filosofia da UBI – apresentará, pelas 22h15, a obra “O Estupor”, de João Lemos. Até às 23 horas será possível visitar a exposição temporária “Traço (Cor): verde-oliva”, uma mostra de poesia e pintura de Alice Valente, inserida no projecto CORPOtraçoCORPO. Para domingo, durante a manhã, estão agendadas visitas guiadas ao Núcleo da Real Fábrica dos Panos. Já na Real Fábrica Veiga, a partir das 16 horas, tem lugar uma sessão pública, cuja abertura conta com a participação de Santos Silva, reitor da UBI. Seguir-se-á uma palestra proferida por António Salvado, sobre a “Contribuição dos Museus para o Desenvolvimento Sustentado”. Elisa Calado Pinheiro, directora do Museu dos Lanifícios, irá, depois, apresentar uma comunicação sobre “A rota da lã – da investigação à definição de itinerários turísticos”. Será ainda apresentado o mini CD “Fios da Rota da Lã”, a que se seguirá um concerto pela orquestra de cordas da EPABI. Em Pinhel, a data também não foi esquecida. Assim, será inaugurada, no domingo, pelas 17 horas, no Castelo, a exposição de pintura “Texturas”, de Alice Piloto. A mostrá estará patente até 30 de Junho. De igual modo, a Junta de Freguesia do Salgueiro, no concelho do Fundão, terá o seu Museu de Pastorícia, localizado no núcleo central da localidade, de portas abertas. Poderão ser vistas imagens alusivas ao pastoreio, bem como o filme “Ainda há pastores”. Já no Museu Arqueológico Municipal José Monteiro (Fundão), serão organizadas várias iniciativas a partir das 14 horas.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply