Arquivo

Do lapso

Entrementes

1. Ato de escorregar; escorregadela.

2. Queda momentânea da memória; esquecimento

3. Descuido proveniente de esquecimento.

4. Engano involuntário.

5. Decurso de tempo; período.

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa estas são as aceções para o vocábulo que dá título a este escrito.

Nos últimos tempos tem sido das mais usadas, mesmo quando, por omissão, não é expressamente pronunciada. São ministros que reconhecem o “lapso”, pensando, quem sabe, que a nossa memória é curta ou que estamos a assobiar para o lado…

À hora a que escrevo noticiam os meios de comunicação que os combustíveis irão aumentar pela… décima semana consecutiva. Trata-se, é óbvio, de um lapso.

Um senhor presidente de Câmara adjudica obras a empresa de um familiar próximo? Pensarão vossorias que o homem não tem mais que fazer do que vasculhar os bens dos entes mais próximos? É mais do que óbvio que, pura e simplesmente, se trata de um “lapso”…

Meia centena de energúmenos invadem um complexo desportivo da sua própria agremiação desportiva? Mas, é mais do que evidente que apenas queriam ir cumprimentar os seus ídolos e bater… palmas. O resto, mais uma vez, foi um “lapso”… Desta vez foi mesmo um “lapso chato” o que, já se sabe, pela utilização do adjetivo, qualifica o “lapso” e o torna especial…

Um dirigente desportivo omite ou desvirtua documentos?… É “chato” mas, se o homem nem sabe assim tanto da lusa língua, tal não pode passar de um “lapso”…

Empresas ou particulares não entregam declarações de rendimentos?… Espero que os senhores das Finanças entendam que se trata apenas de um incrível, acidental e arreliador “lapso”. Raios, este já vai em três adjetivos…

Bem, aqui chegados, é bom que se diga que o mesmo dicionário aponta também como significados para a mesma palavra:

Caído em culpa;

Incurso em erro ou pecado;

Culpado.

Não que eu, que sou néscio, acredite em coisas dessas, mas… “que las hay, hay”….

Por isso, e apesar de néscio, se me perguntassem o que fazer a tais personagens, a resposta apenas poderia assumir os contornos que, em tempos difíceis o General sem Medo deu, a propósito de um seu oponente numa campanha para um arremedo de eleições: obviamente demitia-os!…

Desculpem, mas, com tanto lapso, quase cometia, eu também, o mesmo pecado e não assinava este texto…

Por: Norberto Gonçalves

Sobre o autor

Leave a Reply