Arquivo

Diz que o Mundo não acabou!

Mitocôndrias e Quasares

As interpretações das previsões Maias acerca do fim do Mundo, não se revelaram acertadas. O Mundo não acabou no dia 21/12/2012 tal como nos foi dito, mas irá acabar daqui a… 4,5 mil milhões de anos. Esta data não tem em conta intervenções humanos que conduzam à antecipação do desaparecimento do planeta Terra.

Este número astronómico de 4,5 mil milhões de anos também é uma previsão feita pela comunidade astrónoma mundial e está associado ao tempo estimado de duração Sol.

O Sol é uma das milhares de milhões de estrelas que constituem a Via Láctea, sendo que tal como acontece com os seres vivos, o seu fim acaba por chegar, e no caso das estrelas, isto acontece quando consomem todo o hidrogénio do núcleo e não conseguem continuar a alimentar as reações nucleares. As estrelas realmente maciças explodem com grande violência transformando-se em supernovas. No entanto, a grande maioria das estrelas são comparativamente leves e podem aspirar a fins mais dignos. Quando o seu fim se aproxima, esta transforma-se em belas esculturas de luz e gás ionizado chamadas nebulosa planetárias. Estas entidades estelares não representam o fim da vida das estrelas, na medida em que mesmo depois de a nebulosa se ter dispersado, o núcleo exposto da antiga estrela mantém-se. Os astrónomos chamam anãs brancas a estes objetos exóticos. É numa entidade como esta que o Sol transformar-se-á na etapa final da sua existência. Estas anãs brancas são muitíssimo densas, por serem o resultado da contração imposta pela gravidade ao longo de centenas de milhões de anos durante o período em que a estrela consuma os últimos vestígios de combustível. Uma anã branca no máximo de compressão, com metade da massa do Sol, é apenas 50 por cento maior que a Terra, tratando-se de a estrela comprimida num volume que é a milionésima parte do seu volume anterior. As anãs brancas não retiram o seu brilho das reações nucleares uma vez que são inertes, o que se verifica é que o seu brilho resulta da energia armazenada no seu interior enquanto ainda estavam ativas. A sua imensa densidade assegura que esta libertação de energia demore muitíssimo tempo, ao longo do qual a anã branca vai lentamente encolhendo e arrefecendo.

Como se verifica com o que foi dito, ainda falta algum tempo até ao fim do mundo, contudo foi-se assistindo à proliferação de teorias que misturam a profecia Maia e um suposto embate de outros planetas. Este noticia tornou-se viral nas redes socais ao ponto da NASA ter necessidade de produzir um vídeo a desmentir essas notícias.

A Agência Espacial Norte-Americana veio explicar que o calendário Maia não termina em 2012. A data de 21 de dezembro indica apenas o fim de um longo ciclo. Inclusive, a agência explicou que este calendário tem um funcionamento semelhante ao calendário que atualmente utilizamos, uma vez que, tal como o nosso recomeça no dia 1 de janeiro, um novo período recomeçou no calendário Maia na passada sexta-feira.

A notícia da aproximação de um planeta que embateria na Terra , também foi perentoriamente desmentida pela NASA, uma vez que, aproximação desses planetas seria detetável à pelo menos 10 anos, sendo que, se esse fenómeno se verificasse, atualmente já seria visível a olho nu.

Toda esta agitação mediática deveria servir para refletirmos sobre qual o papel que o fim do mundo representa para nós, seres humanos, e qual o papel que queremos que ele represente.

Por: António Costa

Sobre o autor

Leave a Reply