Não é novidade para ninguém que a maioria dos concelhos do interior está a perder população e a envelhecer. Neste sentido, os números relativos aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico matriculados no ano letivo 2013/2014 no distrito da Guarda só vêm confirmar esta tendência. O único concelho que contraria a quebra do número de crianças que vão frequentar o antigo ensino primário é Figueira de Castelo Rodrigo.
De acordo com dados fornecidos a O INTERIOR pela DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares da Direção de Serviços da Região Centro, de 2012/2013 para 2013/2014, o distrito da Guarda perdeu 284 alunos do primeiro ciclo, passando de 4.636 para 4.352 (ver quadro). De referir que nestes dados não estão contabilizados os números referentes ao concelho de Vila Nova de Foz Côa, que está integrado na Direção de Serviços da Região Norte, e cujos números não foram disponibilizados em tempo útil. Segundo os dados da DGEstE, o concelho da Guarda foi aquele que perdeu mais alunos em termos absolutos de um ano para o outro, registando um decréscimo de 84 crianças. A redução mais acentuada verificou-se no Agrupamento de Escolas da Sé, que no presente ano letivo tem matriculadas no primeiro ciclo 654 alunos, sendo 341 provenientes do ex-agrupamento de S. Miguel e 313 do ex-agrupamento Carolina Beatriz Ângelo. Já no passado ano letivo estavam matriculados no primeiro ciclo 742 meninos, sendo 423 e 319 em cada um dos ex-agrupamentos referidos, respetivamente.
De acordo com Cristina Vicente, presidente da CAP – Comissão Administrativa Provisória – do Agrupamento de Escolas da Sé, as causas que poderão justificar esta redução «estarão justificadas pela diminuição da natalidade». Quanto ao outro agrupamento de escolas da cidade, o da Afonso de Albuquerque, que passou a incorporar o da Escola de Santa Clara, perdeu apenas 10 alunos, tendo este ano 722 matriculados contra 732 no ano anterior.
Já em termos percentuais, os concelhos do distrito que mais alunos do primeiro ciclo perderam foram Almeida com menos 21 crianças, que equivalem a um decréscimo de 13,55 por cento, Sabugal com uma perda de 33 inscritos (-11,11 por cento) e Celorico da Beira com menos 30 estudantes, que equivalem a menos 10,83 por cento. Em termos absolutos, o concelho do distrito que tem, de longe, menos crianças do antigo ensino primário matriculadas é Manteigas com 79 matriculadas contra 87 do ano anterior. Já a nível percentual, os dois concelhos que menos perderam são Seia com uma perda de 1,99 por cento (14 alunos) e Gouveia com menos 3,23 por cento (13 crianças). A única exceção a este declínio de alunos é o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que tem inscritas no presente ano letivo 184 crianças contra 179 em 2012/2013, o que significa um incremento de cinco alunos.
Ricardo Cordeiro