Arquivo

Distritais do PSD da região Centro unem-se

Ganhar «voz reivindicativa e de ação política» é uma das missões, outra é influenciar a distribuição de lugares nas direções regionais

As distritais do PSD de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu acordaram, na passada quinta-feira, a criação de uma comissão de reflexão sobre a região Centro.

Um dos seus primeiros objetivos, segundo apurou O INTERIOR, é «participar ativamente» na escolha dos dirigentes dos organismos regionais cujas direções ainda não foram nomeadas ou estão incompletas, como a Fundação Inatel, Direção de Economia do Centro ou Instituto do Juventude. E também influenciar a descentralização e desconcentração de delegações de serviços regionais. O presidente da distrital guardense não confirma este desígnio, preferindo antes dizer que se trata de «um grupo de trabalho que irá lutar em prol da zona Centro». De resto, trata-se de «institucionalizar reuniões entre as distritais de modo a congregar as forças de cada uma, para que falem a uma só voz, uma voz reivindicativa e de ação política, que se preocupe com as questões da região», refere Júlio Sarmento.

Uma das bandeiras deste grupo de trabalho será a luta pela «equidade territorial em relação às zonas litorais», adianta, esclarecendo que esta comissão não tem interesses de âmbito distrital, mas sim da região Centro «como um todo». «Estamos no início do caminho, temos de trabalhar articuladamente e não de forma desgarrada, com cada secção distrital a zelar pelos interesses do seu distrito», declara o também presidente da Câmara de Trancoso. A comissão reunirá mensalmente e a presidência será rotativa, de três em três meses, sendo inicialmente assumida pela distrital de Aveiro. Esta entidade será oficializada na segunda-feira, numa apresentação pública agendada para a sede do PSD/Coimbra.

Sobre o autor

Leave a Reply