Os campeonatos distritais da Iª Divisão das Associações de Futebol da Guarda e de Castelo Branco dão o pontapé de saída no domingo.
O Distrital da Guarda abre com um emocionante Ginásio Figueirense-Mileu. A equipa da casa surge muito bem reforçada, enquanto a formação da Guarda, apesar de parecer menos forte que na temporada transacta, aparece moralizada com a boa réplica que ofereceu a um adversário da IIIª Divisão na primeira eliminatória da Taça de Portugal. O “derby” serrano entre Arcozelo e União Desportiva de Seia, que regressa ao “convívio dos grandes” e logo com pretensões de subida, é outro dos encontros que promete ser bem interessante. O mesmo sucede com a visita do Aguiar da Beira, terceiro classificado em 2004/05, ao reduto do Vila Cortês do Mondego que, na última época, provocou muitos dissabores aos seus adversários, tirando partido do seu campo de reduzidas dimensões. Quanto ao Sporting da Mêda, que mudou de treinador e contratou vários jogadores de reconhecido valor no futebol distrital, prometendo lutar pelos primeiros lugares, viaja até Alverca da Beira. Já o regressado Vilar Formoso joga em casa frente ao Foz Côa. Nas restantes partidas, o Sabugal recebe o Manteigas, enquanto a Lageosa do Mondego visita o vizinho Trancoso. O Desportivo de Gouveia folga em virtude da desistência dos Pinhelenses.
Penamacorense é o principal candidato em Castelo Branco
Por sua vez, o Distrital de Castelo Branco apresenta esta época uma versão “reduzida”, uma vez que conta apenas com a participação de 11 equipas, sendo o Penamacorense a formação que, no plano teórico, parece reunir melhores condições para, finalmente, arrebatar o título. Na ronda inaugural, a equipa de Penamacor, treinada por Tó Real, viaja até ao concelho do Fundão para defrontar o Valverde. Um jogo que promete ser bem “quentinho” é o Pedrógão-Vitória de Sernache, já que a formação do concelho de Penamacor reforçou-se com vários elementos de valor, como Caniço, melhor marcador da prova da temporada passada, enquanto a formação do concelho da Sertã também está apostada em fazer boa figura. Já o Estreito, despromovido da IIIª Divisão e que também poderá ter uma palavra a dizer no campeonato, recebe a Atalaia do Campo. Nas restantes partidas, o Proença-a-Nova e o Oleiros visitam, respectivamente, os redutos do Escalos de Baixo e do Teixosense. Por seu turno, o Unhais da Serra folga.