Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão e Seia assinalam no sábado o Dia Europeu sem Carros. Esta iniciativa anual é composta por uma série de ações que pretendem consciencializar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas zonas urbanas.
Na Guarda, o município está a celebrar a Semana Europeia da Mobilidade, que teve início no domingo. Até sábado, na Praça Velha há atividades lúdicas que incluem uma biblioteca itinerante e um circuito de bicicletas e karts a pedal, entre outras. Amanhã à noite, sai da Câmara, pelas 20h30, uma caminhada urbana e, no dia seguinte, o trânsito estará cortado no Largo Frei Pedro e na Rua Alves Roçadas, onde haverá atividades desportivas, animação de rua e a feira “Coisas e Tal”. Figueira de Castelo Rodrigo promove, no sábado, duas atividades lúdico-desportivas e o fecho do Largo Serpa Pinto ao trânsito. De manhã realiza-se uma prova de desporto de gravidade, que consiste numa descida da Serra da Marofa em veículos sem motor. De tarde, tem lugar uma caminhada urbana, com saída da Casa da Cultura.
Nesse dia, o Fundão encerra ao trânsito ruas na zona antiga da cidade onde a autarquia pretende ver surgir tasquinhas, esplanadas e vai realizar um mercado de produtos hortofrutícolas na Rua 5 de Outubro. Em Seia, as artérias fechadas aos carros são a Avenida 1º de Maio e a Rua do Comércio (em São Romão). Os munícipes são convidados a deslocar-se em transporte não motorizado ou no serviço “Vai e Vem”, que será gratuito no sábado.