Arquivo

Dia Mundial da Música comemorado na região

António Victorino d’Almeida no TMG e vários concertos em Manteigas, na Covilhã e Fundão

O maestro, compositor e comunicador António Victorino d’Almeida assinala amanhã à noite, na Guarda, o Dia Mundial da Música com um concerto de piano e uma conversa no grande auditório do TMG.

A sua vasta obra abrange vários géneros musicais, da ópera à música sinfónica, passando pela música de câmara, composições para cinema, teatro e fado. É ainda autor da adaptação para teatro musicado de “A Relíquia”, de Eça de Queirós, e realizou o filme “A Culpa” – primeira longa metragem portuguesa a vencer um festival de cinema no estrangeiro (Huelva, 1980). Em Manteigas, é o Coro Sinfónico Lisboa Cantat que actua, sábado à noite, no auditório do Centro Cívico. Do programa constam canções regionais portuguesas. Já a Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) comemora a efeméride, amanhã à noite, com a primeira apresentação pública de diversos grupos de câmara e orquestras da instituição neste ano lectivo. O recital decorre nas instalações da escola, na Quinta dos Caldeirões, na Covilhã.

Também a Banda da Covilha preparou um programa especial para o Dia Mundial da Música, que começa pelas 10 horas com um atelier de instrumentos de sopro e percussão aberto aos jovens da cidade. A actividade tem lugar na antiga sede da EPABI, no Jardim Público. A apresentação do projecto “Música sobre Rodas”, em que músicos vão actuar nos autocarros urbanos da Covilhã, e a abertura da Escola de Música da banda são as outras actividades previstas. No Fundão, A Moagem propõe seis concertos, em vários pontos do edifício, em que participarão cerca 60 músicos. O objectivo é criar uma «exposição sonora» que vai contar com as mais diversas expressões musicais da região, do hip-hop à música erudita, passando pelo rock e à música improvisada, sendo que o percurso desta viagem é traçado pelo público.

Sobre o autor

Leave a Reply