Arquivo

Desportiva de Fornos de Algodres regressa à Iª Divisão Distrital

Equipa de Nando Pompeu empatou 1-1 no difícil campo do Vila Franca das Naves, que continua na luta pela subida de escalão

O campo do Picoto, em Vila Franca das Naves (Trancoso), recebeu no domingo duas equipas com muita vontade de vencer, numa partida cujo desfecho seria determinante para o desenrolar do Distrital da IIª Divisão. Ciente disso, muito público marcou presença num jogo que selou o regresso da Desportiva de Fornos de Algodres ao escalão principal do futebol distrital quando faltam disputar três jornadas.

Numa fase inicial da partida as formações adaptaram-se às condições do terreno e houve também muita luta pela disputa de bola na zona central, o que resultou por diversas vezes em que se jogasse menos bem. Foram aparecendo algumas oportunidades de golo, mas ora a finalização não estava afinada ou os guarda-redes iam brilhando. Após o reatamento, esperava-se melhor futebol e até foi Diogo Martins quem rematou a rasar a baliza de Marcos. Mas os fornenses estavam atentos e, na resposta, João Neves obrigou Carlos Miguel a defesa apertada. Só que a pressão dos locais prosseguiu e deu em golo aos 78’. Pedro Delgado entrou pela direita e cruzou para a área onde surgiu Toneca sem marcação para emendar certeiro e fazer “explodir” de alegria os adeptos vilafranquenses.

O golo não desanimou os fornenses e, pouco depois, foi Bruno Costa quem saiu rápido para o ataque e acabou no chão na área após disputa de bola com o guardião local Carlos Miguel. O árbitro assinalou grande penalidade e, após alguma contestação do Vila Franca das Naves e seus apoiantes, Fábio Matos atirou a contar para o empate, resultado com que se chegou ao final da partida. Foi quanto bastou para um dos históricos do futebol distrital assegurar o regresso ao Distrital da Iª Divisão na próxima época – e sem derrotas até agora – isto porque o Estrela de Almeida folgou no domingo. Com três jornadas pela frente, a Desportiva de Fornos de Algodres tem seis pontos de vantagem sobre a equipa raiana, que recebe no último jogo do campeonato.

António Pacheco

Fornenses fizeram a festa no final mas ainda vão lutar pelo título da IIª Divisão

Sobre o autor

Leave a Reply